Indústria registra aumento do faturamento

As vendas da indústria catarinense fecharam 2018 com um crescimento de 12,2% frente ao mesmo período em 2017. Na região, segundo o presidente da Acit (Associação Empresarial de Tubarão), Edson Martins Antônio, o que aumentou foi o faturamento de alguns segmentos, que tiveram peso no comparativo com o ano passado, mostrando desempenho superior quando comparados a 2017. 

“Entretanto, observamos que esse movimento se concentrou prioritariamente em alimentos, eletrônicos e vestuário. Isso mostra, claramente, que estamos fazendo o movimento ascendente na curva da economia, indicando que caminhamos para um crescimento econômico. Normalmente, quando enfrentamos dificuldades econômicas severas, como a que passamos recentemente, temos um comportamento de retração no consumo, primeiramente na construção civil, e, logo em seguida, no ramo automobilístico, depois, na chamada linha branca, e, por fim, nos itens de consumo mais frequentes e até diários, como é o caso do vestuário e dos alimentos. Quando a crise se afasta e o consumo volta, o caminho é proporcionalmente inverso”, avalia. 

No Estado, foram registrados avanços em 13 das 14 atividades pesquisadas, com destaque para produtos alimentícios (32,2%), produtos de metal (20,5%) e vestuário e acessórios (18,4%). Celulose e papel foram o único setor que teve redução do faturamento no período (-3,8%), mostram os dados divulgados pela Fiesc.

Em nível nacional, os indicadores da indústria tiveram desempenho positivo em dezembro em comparação com novembro. Mesmo assim, só o faturamento do setor cresceu de forma mais significativa em 2018. Na série livre de influências sazonais, o faturamento aumentou 1,1% entre novembro e dezembro.


Afastamento da crise

“Podemos logo concluir que estamos realmente nos afastando da crise financeira que assolou o país nos últimos anos. Percebe-se na mesma pesquisa, entretanto, que ainda não houve alteração significativa na geração de novos postos de trabalho, sugerindo que ainda temos um longo caminho pela frente neste processo de retomada do crescimento e aumento da circulação de dinheiro em nossa economia”, avalia o presidente da Acit, Edson Martins Antônio. Ele ainda destaca o bom resultado do Estado de Santa Catarina, comparado com a média brasileira, “mostrando mais uma vez a força de sua indústria e a capacidade de trabalho do seu povo”, pontua.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter