Empresários da região querem exportar casas

O projeto de exportação de casas pré-fabricadas deve ser tirado do papel ainda neste ano por integrantes do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira da Amurel (Sindimad). Inclusive, já existe negociação com uma empresa espanhola. 

A ideia de criar um consórcio surgiu por meio do curso de internacionalização oferecido pelo Sebrae/SC, iniciado há cerca de um ano, e hoje cinco empresas que integram o Sindimad estão engajadas em explorar esse potencial. Prospectar este novo mercado em grupo tem muitas vantagens. É possível dividir responsabilidades, diminuir custos, agregar valor e, principalmente, fortalecer o planejamento estratégico.

“Apostar no mercado internacional sozinho é bem mais difícil. Juntar as empresas encoraja. Nosso interesse é que o consórcio saia do papel neste ano. O projeto inicial na Espanha prevê a construção de 12 casas, mas pode chegar a 200. Estamos esperando essa empresa espanhola vir nos visitar para darmos o pontapé inicial”, relata o presidente do sindicato, Izair Olavo Nandi.

 Atualmente, no Brasil, não há nenhum case de exportação em funcionamento, explica a assistente de atendimento do Sebrae de Tubarão, Renata Goulart Fernandes, o que motiva ainda mais os envolvidos a fazerem deste um projeto de sucesso. 

“O processo de associativismo em forma de consórcio de exportação é muito consolidado na Itália, e já houve tentativas no Brasil. Estamos com grande expectativa aqui, porque é um grupo já engajado, que já atua em parceria há algum tempo. A exportação seria um passo além que o grupo estaria dando em conjunto, com expectativa de se tornar um case nacional”, avalia Renata.


Capacitação e consultoria

Os participantes do projeto de internacionalização passaram por uma etapa de capacitação, com o objetivo de entender o mercado, criar a cultura exportadora e desmistificar o que é exportação, para depois definir estratégias de atuação para o mercado externo. O Sebrae/SC tem dado todo o suporte necessário, com consultoria e capacitação do grupo.

A construção civil, onde o setor madeireiro está inserido, faz parte dos eixos de desenvolvimento trabalhados pela secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Tubarão. A proposta visa aumentar a competitividade das empresas e incentivar o acesso a novas tecnologias e inovações.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter