Em três meses, preço da gasolina sofre 19 aumentos

Quem possui um automóvel está acostumado aos altos e baixos no valor pago pelo combustível. Apenas neste ano, o preço da gasolina A praticado nas refinarias já sofreu 24 reajustes. Desse total, foram 19 aumentos e apenas cinco quedas. A última elevação ocorreu na sexta-feira, 5, e foi mantida nessa segunda-feira, 8, pela Petrobras: a média às distribuidoras está em R$ 1,9354, um acréscimo de R$ 0,10 ao registrado até a semana passada e o patamar mais alto desde o dia 30 de outubro de 2018.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro/SC), essa nova alta da gasolina praticada pela Petrobras foi de 5,6%. Segundo dados da própria estatal, só neste ano, o aumento na refinaria alcançou 28,3%.

Se nas refinarias e distribuidoras o valor está alto, para os consumidores a situação não é diferente. Em nota, o sindicato manifestou surpresa com o novo aumento praticado pela Petrobras e reforçou as condições que pesam para encarecer o produto comercializado aos motoristas. “O Sindipetro/SC lembra que até chegar ao posto, o preço da gasolina sofre influência de diversos fatores: adição de etanol, impostos federais e estaduais, que representam cerca de 45% do valor do combustível, margem de lucro da distribuidora e frete. Fatores que fazem o preço da gasolina chegar ao posto com valor superior ao dobro do que quando saiu da refinaria”, explica a entidade que representa os estabelecimentos do ramo.

Fonte: Portal DN Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter