Pouca oferta de empregos em Imbituba preocupa

A pouca diversificação de segmentos geradores de emprego trava a economia local e Imbituba está em busca de novos investidores. O assunto será debatido na mesa redonda “Imbituba do Futuro”, hoje, às 19h, no Praia Eventos.

Os empresários de Imbituba estão preocupados com a economia local, afinal, de janeiro até abril, apenas 11 vagas de emprego foram abertas na cidade, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os maiores empregadores do município são os setores de comércio e serviços (29%), trabalhadores especializados da produção (24%) e trabalhadores de serviços administrativos (19%), de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Enquanto isso, trabalhadores da indústria representam apenas 2,6% do total.

O presidente da Associação Empresarial de Imbituba, Adilson Silvestre, destaca que a dependência de poucos geradores de renda dificulta o crescimento em tempos de desafios econômicos.

“Os três segmentos empregadores estão baseados na prestação de serviços, o que não produz novas riquezas, apenas mantém o dinheiro circulando. Na recessão, as pessoas ficam mais cautelosas e gastam menos, assim o comércio tem amargado resultados negativos. De acordo com o IBGE, as vendas no varejo caíram 0,6% em abril em todo o país. É o pior resultado para o período desde 2015”, comenta. 

Mas os empresários estão confiantes na possibilidade de atrair novos negócios para Imbituba. “Iniciamos uma campanha, em dezembro do ano passado, como motivação para que o mercado e grandes empresários vejam que temos mão de obra disponível na cidade. E que precisamos de empresas, especialmente no segmento industrial, que são grandes empregadoras e fontes de arrecadação para o município, para reconfigurar a nossa economia e diversificar os negócios”, destaca o presidente da Acim.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter