Movimento de cargas no Porto cresce 9,6% no semestre

O Porto de Imbituba movimentou 2,8 milhões de toneladas de janeiro a junho deste ano. O volume representa um incremento de 9,6% no movimento de cargas no complexo portuário do Sul catarinense. No período, as cargas que apresentaram maior movimentação foram: uréia (+2.165%),  toras de madeira (+989%), milho (+435,4%) e hulha betuminosa (+156,4%). O serviço de cabotagem de contêineres, navios que trafegam entre portos brasileiros, cresceu 30%.

De todas as cargas que passaram pelo Porto de Imbituba de janeiro a junho, a importação representou 46,4%, a exportação 39,4% e a cabotagem geral 14,2%. Entre as principais origens de importação estão a China (fertilizantes), os Estados Unidos (coque), o Chile (sal), a Turquia (barras de aço), a Argentina (milho), o Irã (uréia) e a Espanha (barrilha). Quanto à exportação, os destinos mais frequentes são China (soja e toras de madeira), Rússia (soja) e o Irã (milho).

A expectativa da administração portuária é de que, até o fim do ano, 5,6 milhões de toneladas sejam transportadas através do porto. “Esse resultado evidencia o trabalho que a comunidade portuária de Imbituba (órgãos intervenientes, administração portuária, operadores, agências marítimas, arrendatários e demais trabalhadores portuários) tem realizado em prol do porto e do desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Devemos fechar mais um ano com recordes operacionais e um crescimento acumulado de mais de 170%, desde que a administração do porto foi delegada ao governo do Estado, em 2012. Este resultado representa ainda um crescimento médio de 28% ao ano, desempenho comparado ao de grandes empresas de sucesso, e cada vez mais pautado na eficiência e na transparência”, complementa o diretor-presidente Ziegler.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter