Projeto trabalha o desperdício de alimentos em escola de São Ludgero

Os alunos do Centro Educacional Professor Henrique Buss, através do projeto “Defensores da vida: da produção de alimentos ao consumo e desperdício”, neste mês de maio estão fazendo a conferência dos resíduos de alimentos que desperdiçam durante o intervalo das aulas. O objetivo até final do ano é reduzir a quantidade de alimentos desperdiçados na instituição.

A atividade integra o Projeto Criativo Ecoformador (PCE), elaborado pelos gestores e docentes da escola durante uma das etapas do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), com apoio das Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil, através de parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

No desenvolvimento da atividade, as tarefas são compartilhadas, sendo que cabe a cada uma das turmas realizarem o registro dos alimentos desperdiçados em um dos dias da semana. A ideia foi proposta pela professora Marlene Zwierewicz, coordenadora do programa de formação-ação, e dinamizada pela equipe da escola no lançamento do projeto. Os resultados do levantamento e o próprio percurso da conferência serão explorados em sala de aula, do 1° ao 5° ano, com participação de 600 alunos, por meio de atividades que envolverão conteúdos curriculares, entre os quais: produção textual, trabalho com frações, resolução de problemas envolvendo porcentagem e tratamento de informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

A professora Márcia Bianco, professora do Unibave que coordena o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e auxilia na coordenação do programa de formação-ação, afirma que com essa nova metodologia, pretende-se oportunizar aos estudantes se apropriem dos conteúdos e, ao mesmo tempo, colaboram para melhorar a própria realidade, pois são estimulados a se comprometerem com o bem-estar individual, social e ambiental. Nesse sentido, participam de um ensino apoiado pela perspectiva da ecoformação e que se dinamizada por meio de ações inter e transdisciplinares.

Para a coordenadora pedagógica do Centro Educacional Professor Henrique Buss, Simone Schlickmann, o projeto vai além do desperdício e trabalha fortemente a redução do volume de lixo, bem como a separação do mesmo de forma correta. “Temos horta escolar, fizemos uma composteira e estamos trabalhando a separação do orgânico com o envolvimento direto dos alunos. Queremos que os alunos aprendam e levem para o ambiente familiar tais práticas”, ressalta.

A Secretária da Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim, considera importante no contexto da formação continuada dos professores o desenvolvimento deste tipo de projetos para contribuir com reflexões importantes sobre o meio que vivemos. “Quando falamos de desperdício, falamos da fome no mundo e quando tratamos da questão dos lixos fizemos uma ligação ao Meio Ambiente”, observa.

Informações e fotos: Bertoldo Weber/Ascom Prefeitura de São Ludgero

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter