Aluno do Senai de Tubarão está na seletiva da WorldSkills

A capital catarinense sedia de hoje até sexta-feira seletivas para duas ocupações da WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional, que em 2017 será em Abu Dhabi. Entre os estudantes que participam está Jonas Crescêncio da Silva, representando o Senai de Tubarão.

Em Florianópolis, estarão em disputa as vagas brasileiras em administração de sistemas de rede e em manutenção aeronáutica, que reunirão estudantes de todo o Brasil. Além de Jonas, compete Rafael de Borba, de São José. As provas serão realizadas no Centro de Educação, Eventos e Lazer (Ceel) da Fiesc, no Campeche.

Além de Jonas e Rafael, outros seis catarinenses estão na disputa pelas últimas vagas do mundial e participarão das provas, que serão realizadas em Salvador-BA, Teresina-PI, Vila Velha-ES, São José dos Pinhais-PR e Campo Grande-MS. Na competição, os alunos das diversas áreas profissionais serão avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstrarem. Eles devem mostrar capacidade de planejamento, execução, aproveitamento de recursos e comportamento esperados de um profissional do século XXI.

Alessandra Jochem, de Rio do Sul, estará em Salvador em busca do ouro em Mecânica Industrial, uma profissão ainda predominantemente masculina. De Blumenau, Ana Carolina Gomes Jacinto irá a Teresina-PI disputar em Vitrinismo. A dupla formada pelos jovens Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza, de Joinville, participa em Robótica Móvel, na cidade de Vila Velha-ES. Os estudantes do Senai de São Bento do Sul Matheus Kubiak e Vagner Fernando Machado de Souza participarão, respectivamente, em Marcenaria (São José dos Pinhais-PR) e Eletricidade Predial (Campo Grande-MS), respectivamente.

WorldSKills

As seletivas à WorldSkills se iniciaram em 4 de julho e prosseguem até 12 de agosto. No total, Santa Catarina tem 40 competidores, dos quais 30 são do Senai, que competem em 26 ocupações industriais. Eles querem carimbar o passaporte para Abu Dhabi, onde o evento reunirá 1,2 mil estudantes de mais de 70 países. Vencedor na classificação geral na edição de 2015, realizada em São Paulo, o Brasil vai ao evento para defender o título de campeão mundial de profissões.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Foto: Senai Tubarão / DS

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter