Escola implanta sistema de aquaponia

A EEB Ponta das Laranjeiras, em Pescaria Brava, está em fase de conclusão para a aplicação do sistema de aquaponia. Este é um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas com as raízes submersas na água). 

A ideia para aplicação do sistema na escola surgiu dos resultados alcançados com a parceria da Udesc e a escola Gregório Manoel de Bem, do bairro Ribeiro Pequeno, em Laguna. 

O sistema de aquaponia foi construído com quatro caixas plásticas retangulares e um tanque. Dentro das caixas foram inseridas camadas de brita e argila, formando um filtro natural e respeitando um duto para vazão de água. 

No tanque, haverá o cultivo de peixes e nas caixas junto ao filtro estarão as mudas para cultivo de plantas, como por exemplo alface, cebolinha e salsa.

Todos na escola estão ansiosos pela conclusão do projeto, que já está em fase final. O sistema de aquaponia foi construído e testado, restam apenas os acabamentos da estrutura para inclusão dos peixes e das mudas. A ideia é finalizar o projeto antes da semana das crianças.

Como funciona

Os dois sistemas são fisicamente separados e interligados por um sistema de bombeamento, que leva a água com o excremento de peixe para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes. O excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas, que por sua vez filtram a água para o peixe.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter