Alunos apresentam primeiros frutos do Programa A União Faz a Vida

Não são muitas as oportunidades para uma criança de 10 anos falar ao microfone. Ana Julia Ribeiro, estudante da Escola Municipal Padre Paulo Petruzzellis – Bairro da Juventude, porém, não se intimidou e encarou o desafio de ser cerimonialista na Mostra de Projetos do Programa A União Faz a Vida, realizada nessa quinta-feira (7) na Instituição. Mais que superar a ansiedade, a menina se motivou a compartilhar as transformações vivenciadas pela turma nos últimos meses. “É importante mostrar como as aulas mudaram”, enalteceu.

O programa, principal iniciativa de responsabilidade do Sicredi, contemplou três turmas-piloto na instituição, com reflexos que superaram as expectativas. Conforme a auxiliar pedagógica de coordenação, Luciane Ricardo, a nova metodologia despertou o interesse entre os estudantes, estimulando-os a participar mais das aulas e a aprofundar conhecimentos. Por consequência, o convívio em grupo e até as notas evoluíram.

“Acreditamos que as crianças e os adolescentes são capazes de projetar, de produzir, de construir uma trajetória de aprendizagem, que possam levar como bagagem lá fora. Quando fomos apresentados ao Programa A União Faz a Vida, percebemos que essa proposta vem muito a contribuir com os nossos ideais”, salientou Luciane.

A União Faz a Vida surgiu, há 23 anos, com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Desde então, mais de 200 municípios já implantaram a iniciativa. Em Criciúma, o programa conta com a assessoria pedagógica da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.

“Ver esses resultados, a motivação destes professores e estudantes, evidencia que estamos construindo uma educação efetivamente transformadora”, frisou Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

A secretária de Educação de Criciúma, Roseli de Lucca, destacou a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas para o alcance de avanços sociais. “Sempre que podemos acrescentar algo na formação dos nossos professores e alunos, estamos no caminho certo”.

Transformações no dia a dia

Desde o deflagrar, em agosto, o Programa A União Faz a Vida tem fomentado transformações, segundo a educadora Denise Bonetto Monteiro. “A aprendizagem ganhou novo significado. As crianças começaram a ter mais autonomia na tomada de decisões e as nossas aulas ficaram muito mais prazerosas”, observou.

A iniciativa está fundamentada na Metodologia de Projetos, que prevê romper os limites da escola através de expedições em ambientes que estimulem a aprendizagem. Os valores de cooperação e cidadania também cercam as práticas. “A cada dia, o interesse e as descobertas surgem, sempre motivando a pesquisa e oportunizando a autonomia e a participação de todos”, completou a professora Lilian Bianco.

Conheça o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 17 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando para isso com uma estrutura de quatorze agências, localizadas em Criciúma, Tubarão, Araranguá, Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Forquilhinha, Imbituba e Braço do Norte.

Fonte: Daniela Soares 
Fotos: 
Giovana Pedroso e Luana Mazzuchello

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter