Inclusão: jovem deficiente auditivo se forma

Mesmo diante das dificuldades, o jovem Maurício Oliveira Domingos, de 32 anos, não desistiu do sonho e conseguiu se formar em Engenharia Civil, pela Unisul. Ele é o primeiro deficiente auditivo formado na área pela universidade.  

Durante os cinco anos de curso, Maurício teve acompanhamento da professora Conceição, intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Ela me acompanhou durante todo o processo, das aulas ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Foi minha intérprete. Inclusive, era minha professora antes mesmo da universidade. Eu me formei o primeiro engenheiro civil deficiente auditivo da Unisul, com nota máxima no TCC, que falava sobre sistemas fotovoltaicos em residências. Sou esforçado para aprender, e quero me qualificar muito. Além disso, sou um pouco teimoso”, diz. 

O jovem conta que atualmente está desempregado, mas mantém uma rotina ao lado de familiares, da namorada e do filho, de um ano e nove meses. “Moro com meus pais, visito meu filho constantemente. Faço academia e fico estudando as técnicas que aprendi na faculdade. Adoro trabalhar, e quero ser, no futuro, um grande profissional”, admite. 

Maurício conta que escolheu cursar Engenharia aos 26 anos. “Decidi ser engenheiro civil porque gosto dessa área, que também é mais visual para mim. Atualmente, o maior desafio profissional, sem dúvidas, é a falta de oportunidade para mostrar meu trabalho, justamente por eu ser deficiente auditivo”, lamenta. 

Segundo Maurício, os planos para o futuro são simples. “Quero conseguir trabalhar na área, construir minha casa, casar e ter o segundo filho. O importante é nunca desistir dos sonhos, pois somos mais fortes do que imaginamos”, acrescenta o engenheiro civil.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter