Inclusão em BN: vitória do paradesporto

Braço do Norte vem se tornando um celeiro de jovens paratletas. Na última edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), o município conquistou 12 medalhas de ouro. Demonstração clara de que a inclusão também gera resultados positivos no esporte. 

Dez atletas do município, com idades entre 12 e 18 anos, participaram do evento, que teve a grande final no último sábado, em Maravilha. Os melhores ranqueados ganharam também o direito de participar da seleção de Santa Catarina que disputará as Paralimpíadas Escolares, em novembro, em São Paulo. Laiza da Silva Cipriano, Raimon Florenço Pereira, Tais Della Giustina, Bruno da Rosa Gomes e Helena da Silva Isaac estão entre os convocados e vão representar Braço do Norte na disputa nacional. 

Grande parte dessas conquistas tem também a dedicação dos profissionais que trabalham com os atletas. Jane Neves Pereira, a professora Janinha, técnica de inclusão do paradesporto de Braço do Norte, é uma delas. 

“Sempre busquei trabalhar a inclusão nas minhas aulas. Há dois anos, a prefeitura de Braço do Norte me liberou para fazer só esse trabalho. Então, consigo me dedicar aos paratletas e essa dedicação, principalmente por parte deles, vem trazendo grandes resultados”, explica Janinha.

A técnica conta que o esporte faz com que essas crianças e adolescentes consigam criar um senso maior de independência.  “O objetivo é gerar mais qualidade de vida. Eles perdem a insegurança, vão se desenvolvendo de diversas formas. É um trabalho para libertá-los. Ninguém é perfeito, todos temos nossas diferenças e, infelizmente, ainda existe muito preconceito. Mas aqui, no esporte, eles encontram um apoio e um lugar seguro para colocar em prática aquilo que tanto gostam e buscam aprimorar”.

JOVENS ATLETAS QUE VALEM OURO

Entre os destaques do paradesporto braçonortense estão os amigos Bruno da Rosa Gomes, de 13 anos, e Raimon Florenço Pereira, de 14 anos. Os dois são estudantes da Escola de Educação Básica Cônego Nicolau Gesing. Segundo Mario Cesar Heidemann Pereira, diretor da instituição, foi nas aulas de educação física que o professor Vitus Becker viu o potencial dos dois alunos. “É um orgulho ter aqui na escola esses e outros atletas que fazem o esporte local se destacar”, conta Mario Cesar.

No último fim de semana, Raimon e Bruno conquistaram três medalhas cada, no Parajesc.  Raimon foi ouro no arremesso de peso, lançamento de dardo e no lançamento de disco. Bruno também foi ouro nas mesmas modalidades, mas numa categoria diferente.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter