Força feminina no surf adaptado

Aprender a surfar era um sonho de infância da paratleta Mary Cardoso, mas, por causa de uma deficiência física congênita, o desejo de "pegar ondas" só foi realizado aos 25 anos de idade.

Natural de Criciúma, Mary nasceu com pseodartrose e neurofibromatose congênitas. Desde pequena precisou passar por 12 procedimentos cirúrgicos, inclusive realizar um transplante de osso em que a fíbula da perna direita foi colocada no lugar da tíbia da perna esquerda, e muitas sessões de fisioterapias.

Com 19 anos, o tratamento foi estabilizado e os procedimentos simplificados. Aos poucos tudo a direcionada para uma vida normal.

Alguns meses depois, no entanto, foi necessário ter forças para mais um desafio: um câncer. O tumor estava localizado na mesma perna com deficiência e com dois procedimentos cirúrgicos ficou curada.

Estes tantos obstáculos não impediram Mary de ter uma vida ativa. Desde nova sempre gostou de esportes e, aos 20 anos, começou a praticar atletismo e handebol em cadeiras de rodas, ficando entre as melhores do Brasil no lançamento de disco desde 2012 e tornando-se tricampeã brasileira de handebol em cadeira e rodas.

Agora o surf adaptado

O primeiro contato com o surf foi nas aulas com o professor Danilo Boss, do Balneário Rincão. No começo desde ano, o amigo Paulo Ricardo, das competições de atletismo, apresentou o surf adaptado. Na mesma época o grupo de surf feminino BellaSurfSc acolheu a futura surfista e incentivou a começar na modalidade e representar o surf adaptado feminino nas competições da região.

Desde então, a criciumense vem evoluindo no esporte, ganhando cada vez mais espaço na modalidade e mostrando que meninas também surfam.

Mary é a primeira personagem do projeto Vem Surfar, que apresenta a história da paratleta e convida novos adeptos.

Fotos: Arquivo pessoal
Texto: Claudio Toldo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter