Encerrada temporada de avistagem de baleias

Está encerrada a temporada de avistagem de baleia franca no litoral catarinense. A última avistagem ocorreu dia 10 de outubro, a partir do monitoramento por terra. Em setembro, quando foi realizado o segundo sobrevoo da temporada, 36 baleias foram avistadas, sendo 17 pares de mãe e filhote e duas baleias adultas não acompanhadas de filhotes.

Já a última aconteceu na sexta-feira com o último sobrevoo de monitoramento da temporada 2016 de reprodução de baleias francas no litoral de Santa Catarina. Durante o sobrevoo, apenas uma baleia da espécie bryde foi avistada. Após o encerramento da avistagem, e a contabilização dos dados, a equipe que realizou o trabalhou informa que o número de baleias avistadas é muito baixo para a época do ano, considerada o pico da temporada reprodutiva da espécie.

O dado chamou a atenção dos pesquisadores, que pelo segundo ano seguido se depararam com a baixa presença da espécie no litoral catarinense. “Desde 2015, observamos um comportamento atípico de ocorrência das baleias no litoral Sul do Brasil, possivelmente decorrente de anomalias climáticas que estão interferindo na disponibilidade de alimento para os animais na Antártida e, consequentemente, no sucesso reprodutivo”, explica a bióloga e diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca, Karina Groch.

O sobrevoo, feito desde o Sul da Ilha de Florianópolis até Torres, no Rio Grande do Sul, faz parte do Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba e adjacências, implantado pela SCPar Porto de Imbituba e executado pelo Instituto Australis.

Fonte: Diário do Sul

Imagem: Paulo Flores/DS

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter