Baleias são avistadas em três cidades

Pelo menos três cidades da região estão com visitantes. Em plena temporada reprodutiva, as baleias francas, que vêm sendo avistadas desde o início deste mês, voltaram a ser vistas em Laguna, Imbituba e Jaguaruna. As avistagens aconteceram entre domingo e ontem. Pelo menos seis animais foram vistos.

Em Laguna, conforme registro do morador João Baiuka, duas baleias foram visualizadas na Praia da Cigana. No início de julho, mãe e filhote foram vistos na praia Itapirubá Sul, também em Laguna. Em Jaguaruna, as baleias, possivelmente duas adultas fêmeas, foram vistas ontem.

Ainda na região, na Praia da Ibiraquera, em Imbituba, mãe e filhote também foram vistos ontem. Anteriormente, a Praia do Rosa e a Praia da Ribanceira foram as escolhidas pelos animais marinhos. De acordo com a bióloga diretora do projeto Baleia Franca, Karina Groch, a cada dia mais baleias serão vistas no litoral da região.

“Como era previsto, elas estão aparecendo. Isso seguirá até setembro, que é a época reprodutiva da baleia franca. Muitas fêmeas vêm para a região e acabam parindo por aqui. Por isso, são vistos muitos filhotes também”, fala Karina. Sobre o número de baleias que foram avistadas até o momento, a bióloga diz que em breve os dados completos serão divulgados.

Nas próximas semanas deverá ocorrer o primeiro sobrevoo da temporada, quando devem ser levantados o número de baleias e os locais em que elas estão nas praias da região Sul do Estado. Por enquanto, os registros das baleias francas ficam por conta dos moradores do litoral.

Informações Diário do Sul

Foto: Elvis Palma

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter