PCH Capivari aguarda liberações

Mais um importante passo em direção ao fim das obras da PCH Capivari foi dado, pois foram concluídas, no fim de maio, as obras da barragem. Agora, falta apenas a liberação da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para que o alagamento seja realizado. Com a vasão atual, assim que as comportas forem fechadas serão necessários dois dias e meio para encher o lago.

A barragem da Pequena Central Hidrelétrica Capivari é uma barragem de enrocamento com núcleo em argila e tem 32 metros de altura. Sua base tem 100 metros de largura e 100 de comprimento, já seu topo tem 8 metros de largura e 200 de comprimento. Foram utilizados, aproximadamente, 220 mil metros cúbicos de entulho, entre rocha e argila, para a construção da barragem. Algo em torno de 18.334 caminhões de material.

A história da PCH Capivari começou a ser escrita há mais de 20 anos, pelas mãos do saudoso, Luiz Kuerten, o Tilico, na época, presidente da cooperativa. Pela história da PCH também passou Evanísio Uliano. Depois de anos paralisada, as obras foram retomadas em 2012, quando, já com Antônio José da Silva, o Toninho, na administração, uma parceria com a Urbano Agroindustrial foi firmada.

Fonte: Assessoria de imprensa/Meu SUL

Foto: Ivo Coan
Foto: Elizangela De Bona Laurindo
Foto: Elizangela De Bona Laurindo
Foto: Elizangela De Bona Laurindo
Foto: Elizangela De Bona Laurindo

Sobre o autor

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter