Família mantém tradição por 40 anos

 

Em dias em que a mídia destaca a corrupção política, crise financeira, tragédias provocadas por eventos climáticos, entre tantas outras notícias desanimadoras, o sentimento de frustração toma conta e acaba ofuscando o clima de Natal. Reunir a família em torno de uma mesa grande, com pernil, peru, panetone, já não é uma programação presente nas noites do Natal, especialmente para o público mais jovem. A arte de enfeitar as casas para celebrar o nascimento de Jesus com presépios também é algo que parece estar se tornando cada ano mais raro. 

Na contramão das tendências, algumas famílias mantêm vivas o espírito do Natal e preservam as tradições do período. Prova disso é o caso da aposentada Zenaide de Aguiar Leandro, 76. Todos os anos, ela transforma a casa no bairro Oficinas, em Tubarão, em uma verdadeira festa de luzes e enfeites.

Para a tubaronense, preparar a residência para receber parentes e amigos durante as confraternizações de fim de ano é um ritual que começa bem antes do mês de dezembro e vai muito além da escolha e disposição de adornos, luzes e cores. A decoração do lar tem uma força tão grande que se transforma em um evento à parte, capaz de reforçar a união entre membros da família, ajuda na transmissão de valores e até mesmo tornar-se uma missão de vida. “Quando eu era pequena minha mãe sempre fazia o presépio e continuei a tradição na minha casa. Meu marido também gostava de enfeitar tudo e mantemos o ritual com os nossos filhos”, recorda Zenaide, que há mais de 40 anos preserva tal tradição.

Após o falecimento do marido e a criação dos quatro filhos, a professora aposentada dedica-se integralmente ao evento natalino todos os anos. Planeja e confecciona toda a decoração da casa, que em 2016 acumula mais de cinco mil luzes e, pela primeira vez, conta com um presépio na parte interna e externa. “Geralmente inicio em outubro, quando vou às lojas ver as novidades decorativas. Reaproveito materiais do ano anterior, mas sempre trago coisas novas”, conta.

Preparativos reúne família e atrai vários curiosos
A casa enfeitada chama a atenção até mesmo durante o dia, mas é quando a noite cai que as mais de cinco mil lâmpadas que decoram a área externa são inevitáveis aos olhos.

Em cada cômodo a magia de Natal toma conta. Na cama, o cobre-leito foi especialmente pintado para a data, as cortinas, almofadas, bandejas, toalhas... Zenaide cuida de cada detalhe e faz ascender em sua residência o espírito de Natal. Para formar o cenário, ela conta com a ajuda dos filhos e netos que saem à procura de “barba de velho” para o presépio e auxiliam na escolha dos enfeites e na montagem das árvores. “Neste ano meu filho foi até perto de Gravatal para procurar barba de velho. Até chegar o Natal faço a manutenção para deixar a vegetação bonita”, revela. A cesta com balas já na entrada é para recepcionar os visitantes que são atraídos pela beleza da decoração atípica. “Todos os anos recebo pessoas que tiram fotos e pedem para entrar e ver a decoração”, destaca.

Os pequenos netos da aposentada divertem-se com a decoração e participam dos preparativos para o Natal.

Presépio é mantido até o Dia de Reis, 6 de janeiro

Para a família de Zenaide de Aguiar Leandro, Natal é coisa séria! A ceia reúne todos na casa decorada. Um dos filhos se veste de Papai Noel e faz a distribuição dos presentes. “É uma grande festa! Todos sentam ao redor do Papai Noel para receber as lembranças. Amamos o Natal”, destaca a aposentada, que mantém a iluminação até o dia 1º de janeiro, porém, o presépio é preservado até o dia 6 de janeiro em homenagem aos reis magos. “Neste dia agradeço ao menino Jesus por mais um ano e já começo a pensar no próximo”, resume.

Família mantém tradição católica que inicia no dia 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter