Prefeito de Urussanga recebe reitor da Udesc e estuda parceria

O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, e o vice, Décio Silva, receberam nesta quinta-feira, dia 12, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi. A visita teve como principal objetivo apresentar a cidade e fortalecer os laços para uma possível parceria entre a instituição de ensino e o município. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT),

“Esta primeira visita teve como objetivo sensibilizar o reitor da universidade e mostrar o que temos de estrutura aqui em Urussanga. Este é o primeiro passo e saímos com uma impressão muito positiva do que poderemos trazer ao município”, aponta o prefeito Gustavo Cancellier.

Pela manhã foi realizada uma reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Associação Comercial e Empresarial de Urussanga (ACIU), além de empresários e representantes de escolas da região.

“Estamos muito contentes com esta visita a Urussanga. Assumimos a reitoria em abril do ano passado e existem muitas coisas que queremos deixar como legado da Universidade. Uma delas é que a Udesc vá ao encontro da comunidade. Queremos que essa instituição pública saia de seus muros e trabalhe em prol de toda a comunidade”, aponta o reitor da Udesc, Marcus Tomazi.

Segundo ele, na primeira conversa em Urussanga, há a possibilidade de criar no município um polo de Ensino à Distância e também utilizar alguns espaços do município para a criação e utilização de laboratórios para os cursos já existentes na universidade. “Hoje a Udesc conta com 154 laboratórios nas mais diversas áreas de conhecimento. Temos, por exemplo, um laboratório de Enologia, em Lages, e que cabe muito bem aqui para prestar serviços as vinícolas da região, por exemplo”, explica o reitor. “Nós viemos aqui para fazer uma proposta daquilo que podemos entregar. Existe um programa Federal que se chama Universidade Aberta do Brasil e que financia cursos de graduação, licenciatura e pós-graduação à distância. Tudo é construído em rede, em sinergia com o governo municipal. Esses cursos são oferecidos no período noturno, no contraturno das escolas e totalmente gratuitos. Podemos trabalhar o credenciamento de Urussanga e quem sabe, a partir de 2017, já oferecer o vestibular”, complementa o reitor.

Na modalidade de ensino à distância, os cursos tem duração de uma graduação normal e o diploma é certificado pela Udesc. “Gostaríamos de habilitar Urussanga para receber este polo. E com esta habilitação, também é possível trazer cursos tanto da UFSC, como do IFSC, por exemplo. Qualquer escola pública pode colocar seus cursos aqui”, aponta Tomasi.

Cursos oferecidos

Os cursos de graduação em Biologia, Licenciatura Infantil e Especialização em Gestão Pública, por exemplo, são alguns dos que estão com matrículas abertas nos polos onde cursos à distância já estão sendo realizados. “Sabemos que há bastante trabalho e também há recursos para que esses cursos de educação à distância sejam instalados no município”, garante o reitor.

Além dos cursos de graduação, também foi avaliada a parceria para instalar cursos de curta duração e profissionalizantes, além dos de extensão no município. Outro ponto que também deverá ser estudado pela administração municipal e a Udesc é a possibilidade de uma parceria com a escola de gastronomia e hotelaria de Longarone, na Itália, cidade com a qual Urussanga tem um pacto de Amizade, o Gemellaggio. “Agora iremos analisar o que é necessário para que essas parcerias possam efetivamente ser realizadas”, garante o prefeito Gustavo Cancellier.

Após a reunião, o representante da universidade, além do deputado Rodrigo Minotto e autoridades do município fizeram uma visita aos Colégios Monsenhor Agenor Neves Marques e Barão do Rio Branco, além do Parque Municipal, Casa Del Nonno e Epagri. Essas visitas tiveram como objetivo apresentar as instalações de alguns locais estratégicos e que poderão servir de laboratório ou sede para o polo da universidade.

Fonte: Novo Texto comunicação

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter