Cemitério Municipal de Tubarão sem solução

Permanece sem solução a questão dos sepultamentos no Cemitério Municipal de Tubarão, no Centro. Ao que tudo indica, é praticamente impossível que volte a funcionar. A informação é do secretário de Gestão e vice-prefeito, Caio Tokarski.

O problema, segundo ele, é que o cemitério é centenário, e por isso é pouco provável que haja condições de recuperação daquela área. “O cemitério é muito antigo e contaminou grande parte do lençol freático ao longo dos anos. Estamos trabalhando com a Funat e os órgãos ambientais para saber o que será feito. Por enquanto, não há novidades, mas acredito que é pouco provável que haja condições de recuperar a área”, explica.

Por isso, o embargo para sepultamentos permanece. “Estudamos uma forma para que quem tem túmulos no cemitério municipal possa sepultar em outros”, afirma Caio.

O administrador do cemitério Horto dos Ipês, José Fontoura Dutra Junior, também acredita ser impossível voltar a funcionar. “Conversei recentemente com o prefeito Joares Ponticelli sobre a possibilidade de colocar cinzas. Isso não tem problema, pois não ataca o lençol freático. Mas novos sepultamentos realmente não podem acontecer”, diz ele, que era administrador do cemitério municipal durante a gestão anterior.

A decisão, de junho de 2016, foi tomada temporariamente, até que ocorresse a conclusão dos estudos e a expedição da licença ambiental do local. O decreto foi assinado em 2016 acatando as diversas diligências do Ministério Público do Estado, da Promotoria de Justiça e da Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de Crimes Ambientais de Tubarão.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Fonte: Sul in Foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter