Agronegócio: Feagro inicia hoje em Braço do Norte

Hoje, a Capital Nacional do gado Jersey abre os portões do Parque de Exposições Huberto Oenning, na Represa, para receber os participantes da 14ª edição da Feira de Exposição Agropecuária do Vale do Braço do Norte e Região (Feagro). A expectativa é atrair um público estimado em 70 mil pessoas. Sã0 76 expositores em 108 estandes, que, um mês antes da feira, já estavam todos vendidos para produtores de diversas cidades do Estado.

Considerada a maior exposição de gado Jersey da América Latina, a Feagro deve gerar R$ 35 milhões em negócios fechados. Com o tema “Agronegócio: o pilar da economia brasileira”, a feira conta com exposição de gado de leite (há pelo menos 50 cabeças colocadas à venda), gado de corte (são 110 no balcão de negócios), ovinos e caprinos (80 cabeças à venda), entre outros, somando em cerca de 700 animais trazidos para os estandes.

Os portões abrem às 8 horas, e para o público há uma programação diversificada, com simpósios e concurso de culinária à base de peixes, entre outras atrações.

Hoje ainda às 20 horas ocorre o jantar com entrega das premiações de destaques da suinocultura, piscicultura e bovinocultura nas dependências do restaurante CTG. A feira também oferece shows de artistas e vendas de produtos coloniais direto com os produtores no pavilhão da agricultura familiar. Nos estandes, os produtos em exposição são voltados principalmente para o agronegócio.

De acordo com o presidente da Feagro e secretário de agricultura de Braço do Norte, Adir Engel, a maior parte do público é do Sul do Estado, principalmente da região serrana. Mas a feira não movimenta apenas o setor do agronegócio. “Hotelaria, termas, restaurantes, pesque-pagues, todo mundo ganha”, ressalta.

O evento encerra no domingo com apresentação do Clube da Bezerra – até 4 meses; às 10 horas – Premiação dos Expositores Campeões da Exposição de Gado de Leite; às 10h30min ocorre o tradicional Banho de Leite no expositor vencedor do Torneio de Leite; às 11h30min terá o almoço de incentivo a carne suína no restaurante nas dependências do CTG e às 19 horas a liberação dos animais e encerramento do agronegócio.

Seminários atraem produtores
Além de fomentar o agronegócio, a feira também proporciona conhecimento e troca de experiências entre os produtores da região. Hoje ocorre a abertura do pavilhão da piscicultura com exposição e negócios. Amanhã inicia a primeira palestra do seminário sobre bovinocultura de leite com o tema “Manejo de pastagem em sistemas com alta produtividade de pasto e leite por hectare”, que será ministrado pelo professor da Udesc de Lages André Fischer Sbrissia. Em seguida terá a palestra sobre manejo produtivo de vaca leiteira, com o professor da Unisul Fabio Buss Cruz.

A sexta-feira segue com o seminário de bovinocultura sobre as exigências nutricionais das diferentes categorias de bovinos, com o engenheiro agrônomo da Epagri, Jailso Epping. A segunda palestra trata do manejo aplicado à produção de bezerros de qualidade para o mercado com o médico veterinário da Epagri, Marcelo Tubino Bortolan. Já no sábado, será realizado o seminário regional de piscicultura e o concurso de culinária com pratos a base de peixes. Também terá a primeira palestra com o tema “tilápia, quanto custa produzir? Estratégias para aumentar a renda da atividade”, com o engenheiro agrônomo Darci Pitton Filho. A segunda palestra trata sobre “Nutrição de tilápia em Santa Catarina” com o doutor em oceanografia biológica Eduardo Luís Cupertino Ballester.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter