Pesquisa pioneira: Astrônomo de Laguna ajuda a desvendar vento nas galáxias

O lagunense Daniel May Nicolazzi sempre gostou de olhar para o céu. Hoje doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Nicolazzi é destaque na imprensa nacional por causa de sua contribuição em um estudo que desvenda como surge o vento de buracos negros nas galáxias.

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestre (2011) e doutor (2016) em Astronomia pela USP, atualmente ele mora na capital paulista. O estudo do qual ele fez parte foi publicado esta semana pela revista Galileu.

O trabalho trata de um dos grandes mistérios astronômicos nunca plenamente entendidos: a origem do vento de gás ionizado que se forma nas proximidades dos buracos negros. É esse tipo de vento que faz com que os buracos negros expulsem grande parte do gás do centro das galáxias – ao contrário de atrair e engolir tudo o que deles se aproxima, como diz o senso comum, o que é um mito.

O estudo, de autoria dos astrônomos Daniel May e João Steiner, ambos da USP, foi publicado originalmente na revista inglesa “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Ele é baseado na galáxia NGC 1068. Os pesquisadores mostraram que o vento é formado em dois estágios. “Sabe-se, há muito tempo que os ventos [em buracos negros] existem. Mas o mecanismo e a localização exata não eram conhecidos. Este trabalho mostra isso, pela primeira vez”, explicou Steiner.

O pesquisador contou que o gás ionizado desse tipo de vento influencia toda a formação e o desenvolvimento das galáxias. “Se esse gás é arrastado para fora da galáxia, as estrelas param de nascer, afetando a forma como as galáxias evoluem. Por outro lado, aos poucos, também não haverá mais gás para ser capturado pelo buraco negro. Isso vai apagá-lo. Mas o gás pode voltar e reiniciar todo o ciclo. É isso que faz com que os buracos negros e as galáxias coevoluam. Portanto é um processo importante na evolução das estrelas e galáxias”, disse Steiner.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro