Serra do Rio do Rastro passa por teste para evitar deslizamentos

Buscando alternativas para minimizar e evitar quedas de barreiras e deslizamentos de rochas na Serra do Rio do Rastro, na SC-390, em Lauro Müller, um teste com a aplicação de um impermeabilizante na encosta da rodovia foi realizado na tarde dessa quarta-feira, dia 5. A medida é de baixo custo se comparado com obras de contenção.

O impermeabilizante é um produto químico de origem orgânica e sendo biodegradável não polui o meio ambiente. De acordo com o engenheiro agrônomo da Prottege, empresa prestadora do serviço, Valmir Réus, o produto forma uma película que impede a infiltração da água da chuva evitando que o solo fique encharcado e ocorra a erosão.

Dependendo do volume de chuva e as condições climáticas, o produto tem validade de até um ano. “A vantagem não é só o custo, mas a ação imediata. Já aplicamos este material em diversos municípios que sofreram com enxurradas e deslizamentos”, destaca.

Aproximadamente dois mil litros do produto foram aplicados no teste. Após 24 horas, o solo já estará protegido da chuva. Formado de micropartículas, o material permite ainda que a terra respire e continue com o clico natural, não afetando a fauna e a flora.

Para o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, caso os resultados sejam positivos, o serviço de aplicação poderá iniciar rapidamente. "Não sabemos quando pode ocorrer um deslizamento, mas sabemos os pontos críticos. Se esta alternativa for positiva teremos como evitar desastres", comenta.

A partir de agora a Defesa Civil vai acompanhar o desempenho do produto com a próxima precipitação e avaliar os resultados. O secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma, João Fabris, acompanhou o teste. Já o Corpo de Bombeiros de Orleans e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Guatá prestaram apoio ao serviço. 

Fonte:Engeplus

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter