Baleia é avistada na praia do Mar Grosso

 Em plena temporada, que segue até novembro, os animais estão aparecendo quase que diariamente nos balneários da região.

Para Ana Maria da Silva, tubaronense que estava em Laguna no fim de semana, foi incrível avistar a baleia brincando na água. “Foi a primeira vez que tive essa experiência, pois nunca tinha visto uma baleia antes. Também nunca me ative à temporada de baleias francas na região e, se soubesse que era tão lindo, teria procurado avistá-las em anos anteriores”, revela.

Na sexta-feira, na Praia do Rosa, em Imbituba, duas baleias fêmeas com os filhotes foram avistadas em horários diferentes. De manhã, mãe e filhote foram vistos no Rosa. Já à tarde, foram avistados mãe e filhote, sendo este albino.

A temporada iniciou em julho e segue até novembro, sendo os meses de agosto e setembro os de maior incidência de baleias na região. Quem quiser obter mais informações sobre locais para avistamentos, pode entrar em contato diretamente com o projeto, através do telefone (48) 3255-2922, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de terça-feira a domingo. “As pessoas com interesse em se informar mais podem chegar no nosso centro de visitantes, que fica em Itapirubá. Lá, indicamos onde avistar e há ainda a réplica de um filhote de baleia, para as pessoas terem uma ideia do tamanho real”, convida a bióloga e diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca, Karina Groch.

A temporada de baleias francas tem maior pico durante os meses de agosto e setembro, mas elas começaram a aparecer este mês, quando iniciou a temporada. As baleias francas são cetáceos de grande tamanho, podendo atingir, segundo registros históricos, mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter