Assaltantes de banco são presos em Grão-Pará

Trata-se de uma quadrilha de ‘caixeiros’  especializada na explosão de terminais de autoatendimento com dinamites.

O grupo chegou à cidade em um Renault Mégane com placas de Orleans e um Fiat Uno de Guaruva, Norte do Estado, divisa com o Paraná. Moradores de prédios vizinhos relataram a ação criminosa e a resposta rápida da PM. Informações iniciais indicam que os policiais perceberam a ação dos criminosos por meio de câmeras de videomonitoramento. “Foi horrível, ficamos no escuro, levamos as crianças para a sala e deitamos lá com eles. Como os quartos são de frente para a rua e um fugiu, a polícia achava que estava no prédio em construção aqui na frente, ficamos com medo dos tiros, poderia atingir as janelas, sei lá, foi aterrorizante, muito medo”, disse uma testemunha. A ação criminosa ocorreu durante a madrugada. Por se tratar de um grupo especializado e de alta periculosidade, foram todos encaminhados à Delegacia de Braço do Norte, município maior na região do Vale. Segundo informações de um policial civil, o flagrante deve ser protocolado a partir das 10h. O bando deverá ser encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão ainda nesta quinta.

Como há explosivos apreendidos, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Florianópolis é acionado, pois é o único das forças policiais do Estado preparado a lidar com este tipo de material. A prisão em Grão-Pará ocorre justamente um dia após uma Operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina, com apoio da Polícia Militar do Paraná, por meio do 17º BPM de São José dos Pinhais, e apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (Bope), 15º BPM de Caçador, Companhia de Porto União, 23º BPM de São Bento do Sul e 12º BPM de Balneário Camboriú.

Além de atuar no Estado barriga-verde, os bandidos também executavam explosões em bancos no Paraná. Dinamites, armas e munições foram apreendidas. A Operação Integração, desencadeada nesta quarta-feira, desmantelou uma organização criminosa que atuava na explosão de agências bancárias para a prática de furtos, os chamados “caixeiros”, com base na região Norte catarinense. Eles atuavam, principalmente em pequenos municípios paranaenses e de Santa Catarina. As investigações começaram em fevereiro de 2017. Nos últimos cinco meses foram presas 16 pessoas, 12 suspeitas de integrar a quadrilha. Esses homens presos em Grã-Pará podem ser integrantes deste grupo de ‘caixeiros’. No Sul do Estado, nos últimos anos houve registro de explosões a caixas eletrônicos em Ermo, Meleiro, Balneário Gaivota, Sombrio, São Ludgero e Sangão, por exemplo.

Em coletiva na tarde desta quarta, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, o coordenador-geral do Gaeco, promotor de Alexandre Graziotin; secretário estadual de Segurança Pública, César Augusto Grubba; Subcomandante-geral da Polícia Militar, Araújo Gomes; superintendente adjunto da Polícia Rodoviária federal, Admar Luciano Filho; delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz; coordenador do grupo regional de Joinville do Gaeco, promotor de justiça Assis Kretzer, explicaram a ação do grupo. Na operação, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão em casas nas cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, Brusque, Rio Negrinho, Água Doce, Calmon, Fazenda Rio Grande (PR), Quitandinha (PR), Araucária (PR), Curitiba (PR), Pinhais (PR) e Tijucas do Sul (PR). Também foram presos cinco em flagrante e cumprido um mandado de prisão. Foram apreendidos diversos objetos relacionados com os crimes investigados e que serão encaminhados ao poder judiciário, somando cinco revólveres calibre 38; sete espingardas calibres diversos; munições; e 80 quilos de explosivos arrecadados na residência de um dos investigados, localizada em Camboriú.

 

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter