Estado e Deinfra têm 60 dias para iniciar obra na SC-390

Estado de Santa Catarina e o Departamento de Infraestrutura (Deinfra-SC) deverão, em até 60 dias, apresentar e iniciar a execução de projeto para contenção de encostas na SC-390, entre os municípios de Orleans e Pedras Grandes. A obrigação foi fixada por meio de medida liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em ação civil pública.

A ação foi ajuizada em maio pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Orleans, que relata deslizamentos de terras e rolamento de rochas de grande porte na rodovia, mais conhecida como Estrada Serra do Mar.

O inquérito civil para apurar as condições da estrada e buscar uma solução foi aberto em julho de 2015, quando moradores da região trouxeram relatos de deslizamentos que já haviam causado danos aos veículos, em especial nos morros da Localidade 92 (“paredão”, trecho localizado perto da Samae, logo na saída de Orleans) e Santa Clara (próximo à entrada do Morro do Gato).

Durante a instrução do inquérito civil, foram apresentados relatórios e uma perícia, que concluíram pela necessidade de realização de obras de contenção nos barrancos da estrada Serra Mar, em razão da grande instabilidade das encostas, formadas por rochas e solo exposto, ainda mais por se tratar de área de uso predominantemente de pessoas que por ali trafegam diariamente.

Estado e Deinfra podem ser multados em R$ 5 mil por dia
Desde então, foi buscada uma solução extrajudicial para o problema, esbarrando, entretanto, na inércia do Deinfra, segundo o Ministério Público. “Foram inúmeros ofícios e uma recomendação cobrando a elaboração de projetos e a necessária execução das obras de estabilização de taludes, o que não surtiu efeito”, informa na ação o promotor de justiça Marcelo Francisco da Silva.
Diante dos fatos apresentados pelo Ministério Público, o juízo da 2ª vara da comarca de Orleans concedeu a medida liminar pleiteada, para determinar a apresentação do projeto de contenção, devidamente aprovado em 30 dias e o início de sua execução em 60 dias. Em caso de descumprimento, o Estado e o Deinfra ficam sujeito à multa diária de R$ 5 mil. A decisão é passível de recurso.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter