Comparecimento de eleitores à biometria ainda é insuficiente

 No total, 1.723.755 dos 4.995.760 eleitores de SC já fizeram o cadastro biométrico. Desde o dia 3 de julho, todos os municípios estão realizando a biometria, mesmo que de forma não obrigatória. Segundo o assessor especial de planejamento estratégico e de eleições do TRE-SC, Augusto César Campos, apesar de o comparecimento aos cartórios ter aumentado, o número ainda não é o suficiente.

“Nós temos capacidade para atender quase o dobro dos eleitores que estão comparecendo a cada dia. Se continuar assim, certamente vamos ter incidência de filas no final do período de cadastramento”, destacou Augusto. 

Em 43 municípios, o procedimento é obrigatório. O eleitor que não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado e ficará sujeito às sanções decorrentes disso. Em todos os municípios, o eleitor deve agendar seu atendimentopelo site do TRE-SC.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Fonte: Engeplus

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter