Conta de luz aumenta 7,8% no Estado a partir de 22 de agosto

O anúncio foi feito pela Celesc, depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apresentou o resultado do Reajuste Tarifário Anual.

Para consumidores residenciais atendidos em baixa tensão, o chamado Grupo B, que representa 79% dos usuários, o aumento é de 7,9%. Já os atendidos em alta tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte como Shopping Centers, o chamado Grupo A, o efeito será de 7,7%.

Segundo a Celesc, o item que mais impactou no cálculo do reajuste tarifário foi a elevação da despesa com transmissão de energia, que sofreu acréscimo de 126,6% no período.

Composição da tarifa de energia elétrica

A Celesc argumenta ainda que do total faturado pela concessionária, apenas 14,7% correspondem a recursos geridos pela empresa. O restante (não gerenciável) é destinado para pagamento de encargos setoriais, transmissão, tributos e compra de energia.

O reajuste tarifário anual é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter