Orleans comemora 104 anos

Orleans, dote da princesa Isabel, completa 104 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira, dia 30 de agosto. Neste ano, a Prefeitura de Orleans promoveu uma celebração com programação voltada ao que há de melhor na cidade. O objetivo é valorizar as potencialidades do município.

Além disso, visa-se resgatar o título de Cidade da Cultura. Museu ao Ar Livre, Esculturas do Paredão, Semana Cultural, Carnaval com desfile de carros alegóricos. Todos estes atrativos, aliados às belezas naturais da cidade que fica em um ponto privilegiado, entre a serra e o litoral, faziam com que a cidade se destacasse.

Com o passar dos anos, novas atividades foram desenvolvidas pelos mais de 22 mil habitantes, enquanto outras se perderam. Atualmente, a Administração Municipal pretende relançar a Semana Cultural a dar espaço às diversas formas de manifestações, sejam elas através da arte, cultura, gastronomia ou economia. Sem deixar de lado, entretanto, toda a história vivida até aqui.

Para o vice-prefeito de Orleans, Mário Coan, o sucesso da festa está em mobilizar os moradores e em valorizar os que trabalham para que o município se desenvolva, nas diversas áreas. “Orleans já foi a Capital da Cultura e nós vamos retomar isso, voltando a dar orgulho para a população. Junto com essa parte cultural, virá a parte econômica. Automaticamente, virá a motivação de toda a sociedade. Orleans é uma cidade pequena, com uma universidade pujante, tem condições de ser um grande atrativo de coisas boas, que possam nos trazer desenvolvimento econômico e social. O trabalho da nossa gestão é fazer dessa cidade cada dia melhor e estamos comprometido com esse propósito”, garantiu.

A programação de celebração já contou com cerimônia de entrega do Troféu Top de Mídia – Prêmio Cultura Viva, com a Noite das Massas, Formatura do Curso de Dança Gaúcha, com a I Caminhada Cultural, com a Sessão Solene alusiva aos 35 anos da APAE e com o Desafio Intermunicipal de Tênis. Hoje, dia do aniversário do município, ela segue com a inauguração das obras de Revitalização das Esculturas do Paredão.

A cerimônia será a partir das 13h30min. O prefeito Jorge Koch destaca que a expectativa é que o local esteja repleto de pessoas para que seja possível registrar belas fotografias aéreas. As imagens serão utilizadas para incentivar, Brasil afora, o turismo em Orleans. “Convidamos a população de Orleans para estar presente. Pretendemos fazer uma foto com drone. Nosso objetivo é mostrar que existe a obra física, mas que é necessário também haver o movimento de pessoas, que haja público para contemplá-las”, afirmou.

Os trabalhos no local são frutos de uma parceria. A Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, com a equipe do Centro Universitário Barriga Verde, atuou na conservação das esculturas. A Prefeitura de Orleans, por sua vez, ficou responsável pela infraestrutura do local. Já nesta quinta-feira (31), será realizado um Piquenique Cultural, promovido pelo Unibave no Museu ao Livre, das 13h30min às 16h30min.

Neste mesmo dia, às 19h30min, ocorrerá o XV Festival de Dança Escolar, no Ginásio Homero de Miranda Gomes. Orleans seguirá em ritmo de dança na sexta-feira (1), quando o Centro Sociocultural ProArt promove o DançArte, no Centro de Evento Galliano Zomer, às 18h30min. É na sexta-feira também que inicia o I Festival de Cerveja Artesanal e II Food Truck. A abertura é às 21h, no Complexo de Eventos Semana Cultural, anexo à rodoviária. A animação será ao ritmo do sertanejo universitário.

Cerveja artesanal e gastronomia continuarão à disposição dos moradores de Orleans e região no sábado e domingo, a partir das 11 horas. Paralelamente, ocorrerão apresentações musicais de bandas Pop/Rock e de DJ. No sábado, às 15h, haverá o I Kango Running, da academia OneLife, no mesmo local. Já no domingo, às 19h, uma Missa em celebração aos 104 anos do município, na Igreja Matriz Santa Otília. Às 20 horas, mais cultura na cidade. O tradicional Orleans Entra na Dança, da Academia Corpo Total, iniciará às 20 horas, no Complexo de Eventos Semana Cultural, anexo à rodoviária.

Na segunda-feira, a Ação Social – Cultura Viva, ocorrerá na Praça Celso Ramos, das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min. No mesmo horário, estará acontecendo o I Circuito de Cinema Infantil, no Centro de Vivências do Unibave. À noite, às 19 horas, Orleans (Em)Contos, Prosa e Poesias, no Complexo de Eventos.

Na terça-feira, o I Circuito de Cinema Infantil será retomado das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min, no Centro de Vivências do Unibave. Das 13h30min às 19h, será a vez da Satc contribuir com a programação, por meio da Feira de Ciências e Tecnologia – Fecitec, na Praça Celso Ramos. À noite, será promovida a I Noite da Palavra Inscrita, do Instituto Histórico e Geográfico das Terras do Conde e Encostas da Serra Geral – IHGTC-ESG, no Complexo de Eventos, às 19h.

Já na quarta-feira (6), o Completo de Eventos receberá o I Show de Talentos realizado pelo Unibave, às 19h30min. Na quinta-feira, a programação será encerrada com a realização do Desfile Cívico, na Rua Aristiliano Ramos, na área central de Orleans, a partir das 8 horas. Neste dia, haverá também a Solenidade Alusiva ao Aniversário da Acol – Academia Orleanense de Letras e Lançamento do Livro Omega, no Centro Administrativo, às 19 horas.

Fonte: Ascom Orleans

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter