Vereadores de BN aprovam PL que estabelece atendimento prioritário aos portadores de câncer

Vereadores aprovam PL que estabelece atendimento prioritário aos portadores de câncer

Dentre os Projetos de Lei avaliados e votados pelos vereadores na noite de segunda-feira, 28, destaque para o Projeto de Lei de autoria da vereadora Arlete Ramos, que estabelece prioridade de atendimento nas repartições públicas municipais aos portadores de neoplastia (câncer) em tratamento de hemodiálise e outras doenças graves, previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2.998/2001.

“É desumano que as pessoas que já tem essa doença terrível tenham que ir para a secretaria e tenham que aguardar atendimento após terem passado por procedimentos tão cansativos. Precisamos oferecer o mínimo de dignidade para essas pessoas. Elas precisam de um tratamento diferenciado”, destacou Arlete.

O Projeto, que foi elogiado pelos demais vereadores e aprovado em primeira e única votação, segue agora para a sanção do prefeito Beto, que, presente na reunião, garantiu a aprovação da lei.

Vereadores solicitam melhorias através de indicações 

Através de Indicação, o vereador Rafael Marcelino Borgert (PSD) solicitou que o Poder Executivo recupere as lajotas de toda a extensão da Rua Deputado Frederico Kuerten. Conforme o vereador, o estado da via é crítico. Rafael solicitou também a confecção de uma lombada nas proximidades de uma panificadora, a fim de garantir a segurança dos pedestres.

Outra solicitação do edil foi referente à melhora na sinalização de limite de peso na esquina da Rua Hilda Sepck Harger com a Estrada Geral do Pinheiral. Segundo o vereador, o trânsito de caminhões pesados no local tem danificado a pavimentação.  A indicação foi elogiada pelos vereadores Roberto Kinderman (PSD) e Israel de Souza Machado (PMDB), que ressaltaram a importância da medida para a preservação da via.

Também através de Indicação, o vereador Roberto Loch Roling (PMDB) soliticou a recuperação da ponte de madeira sobre o Rio Coruja, na comunidade de Rio Santo Antônio. “Já foi feito um trabalho paliativo, mas o pessoal está preocupado porque a ponte pode se romper e cair. Esse trabalho de recuperação precisa ser feito o quanto antes”, destacou.  O vereador solicitou ainda que o Poder Executivo estude a possibilidade de a motoniveladora do município trabalhe sempre em conjunto com a retroescavadeira. Conforme o edil, isso permitiria uma maior durabilidade do serviço realizado, além de agilidade. A limpeza dos bueiros e desaguadores das estradas municipais também foi pedida por Roberto. “Por enquanto não está chovendo, mas logo as chuvas começam e com elas os problemas. É preciso fazer um planejamento e já ir fazendo as limpezas para evitar problemas”, comentou.

A vereadora do PSD, Soraya Michels, solicitou que a prefeitura estude a possibilidade de contratar um responsável pela limpeza da praça Padre Röer e dos banheiros públicos nos fins de semana. Na ocasião, Roberto Kindermann sugeriu que a responsabilidade fosse passada para os comerciantes que utilizam a praça da igreja como ponto de venda. Israel de Souza concordou com a colocação do colega e sugeriu ainda que os usuários poderiam pagar pela utilização dos banheiros a fim de mantê-lo em condições de uso.

Jacinto Perin (PSD) destacou a importância da solicitação de Soraya e pediu atenção quanto a estrutura física dos banheiros. A vereadora Arlete Ramos (PP) também parabenizou a indicação da colega e endossou a sugestão de Israel para que os usuários paguem um valor simbólico para fazer uso do espaço. A vereadora, no entanto, discordou da ideia de que a responsabilidade seja passada para os comerciantes, uma vez que estes já pagam seus impostos. A presidente da Casa, Maria da Silva Kuelkamp (PP), parabenizou a indicação e ressaltou que não adianta ter um banheiro público se este não tem condições de uso. As indicações foram enviadas ao Poder Executivo.

Atletas serão homenageados com Moções de Congratulação

Ainda durante a sessão da última segunda-feira, 28, Moções de Congratulação foram apresentadas pelos vereadores. Maria da Silva Kuelkamp apresentou três. A primeira em homenagem aos atletas da bocha, Jardel de Campos, Rafael Vanz Borges, Dioclésio da Rosa Tavares, Ademar Bonetti, João Maria Moreira, Rodrigo Vila, Fabrício de Souza e ao técnico Loreni Weber Bonetti, por representarem Braço do Norte na 29ª Taça Brasil de Clubes Bocha Rafa Vollo Masculino, ocorrida de 23 a 27 de agosto, na cidade de Nova Prata, Rio Grande do Sul, onde conquistaram a terceira colocação a nível nacional e conseguiram a classificação para a 30ª Taça Brasil de Clubes, que será realizada em Braço do Norte, em 2018.

A segunda aos atletas apaeanos, Ademir Borba, Vanderlei Machado, Jucelito da Silva e Mariana Luchtenberg, pela participação e conquista do ouro na corrida rústica de portadores de necessidades especiais, em São Martinho, em comemoração a Semana dos Excepcionais.

Além dos atletas, Maria também apresentou uma Moção de Congratulação a todos os voluntários pela passagem de seu dia, em especial a senhora Neusa Uliano Perraro.

O vereador Celso Onei da Silva Martins (PTB) apresentou Moção em homenagem ao prefeito, Beto Kuerten Marcelino, ao vice, Ronaldo Fornazza, aos deputados estaduais José Nei Alberton Ascari e Ricardo Guidi, e aos secretários e vereadores presentes na assinatura da ordem de serviçoo da construção do E. S. F Sertão do rio Bonito.  Na oportunidade, o vereador Jacinto Perin parabenizou Celso Onei por sua luta para que a obra saísse do papel.

Roberto Kindermann apresentou Moção em homenagem aos festeiros da festa de Santa Augusta, na pessoa do senhor José Della Giustina, e a Associação de Xadrez de Braço do Norte, na pessoa de Lúcio Teixeira, pela realização do recente campeonato de xadrez ocorrido em Braço do Norte e pelos serviços prestados à comunidade.

Na Tribuna Livre

O suplente de vereador Reginaldo Demétrio utilizou a Tribuna Livre durante a sessão para solicitar à presidente do Legislativo o encaminhamento de um ofício ao secretário regional da Agência de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros, solicitando atenção especial ao muro da escola de educação Cônego Nicolau Gesing, no Rio Bonito. “Do jeito que o muro está representa um risco muito grande a todos que frequentam a escola”, destacou.

O vereador Roberto Kindermann também fez uso da Tribuna e falou sobre a situação dos táxis da cidade. O edil afirmou que fiscalizações serão realizadas. “Vamos colocar fiscal de postura trabalhar, vamos chamar a polícia se necessário e vamos fazer a lei ser cumprida”, ressaltou. 

Fonte: Elizangela De Bona Laurindo/Ascom Câmara de Vereadores

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter