Pela água limpa e contra o cheiro ruim

Com essa lembrança, Aline Selinger Machinski resume o sentimento de moradores da Vila Selinger, Linha Batista e Demboski que foram ontem até o prefeito Clésio Salvaro entregar um documento no qual reforçam indagações sobre a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Grande Próspera.

“É uma lista de insatisfações e dúvidas da comunidade”, conta Aline. Ela refere que os populares questionam a forma como a Casan está conduzindo o processo de construção da ETE na Vila Selinger. “Apresentamos pedidos para amenizar nossas inseguranças, como análise da água subterrânea e a qualidade do ar, como será controlada”, observa.

Um dos temores da comunidade é que a ETE possa poluir os mananciais. “E tem o odor, que o pessoal da Santa Luzia reclama até hoje mesmo depois dos investimentos que fizeram lá”, reforça Aline. “Existe uma pressão para que a comunidade diga quais medidas compensatórias quer. Não estamos trocando o ar puro e a água de poço de qualidade por outras medidas”, complementa.

O prefeito prometeu apoio. “Estamos ao lado da comunidade e enquanto a Casan não responder a esses pedidos não vamos entregar a licença da prefeitura para a obra”, salienta Salvaro. Na terça-feira da semana passada o prefeito esteve com o presidente da Casan, Valter Gallina, e voltou a tratar do tema. “Pedimos ao presidente que a comunidade seja ouvida”, reforça.

A Casan, por sua vez, segue defendendo que tem todas as garantias de que a comunidade não será impactada com odor ruim ou outras consequências. A ETE está avaliada em mais de R$ 24 milhões e atenderá 33 mil moradores dos bairros Próspera,Vila Rica, Argentina, Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete e Morro do Céu.

Fonte: Engeplus 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter