Trânsito de Braço do Norte será alterado

O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, e membros do Conselho Municipal de Trânsito (CMT) e do Desenvolvimento Econômico Local (DEL) apresentaram na tarde desta segunda-feira, 18, em uma coletiva de imprensa, na sede da CDL, as alterações que serão realizadas no trânsito de Braço do Norte a partir do dia 12 de outubro.

Conforme o prefeito, a primeira medida tomada foi reativar o Conselho Municipal de Trânsito, que estava desativado há dois anos. “O Conselho tem um papel muito importante nesta mudança, além disso, as câmaras técnicas do DEL, em conversa com comerciantes e empresários, deram este aporte para este ato de coragem da administração. Não é fácil modificar o trânsito, mas é uma medida necessária para o bem da população”, comentou.

Beto lembrou que há alguns meses Braço do Norte foi classificada como a segunda cidade mais segura dede Santa Catarina. “Com os índices apresentados pela Polícia Militar, constatamos que só não fomos a primeira mais segura por causa dos acidentes de trânsito que ocorrem diariamente, que resultam de um trânsito desordenado. Nossa intenção é reordenar o trânsito e facilitar o deslocamento tanto dos motoristas quanto dos pedestres e ciclistas”, reiterou.

O prefeito também confirmou que serão colocadas mais de 280 placas de sinalização. “Investiremos R$ 200 mil, em recursos próprios, para a sinalização, que incluirá placas, faixas de pedestres”, completou.

O presidente do CMT e secretário de Governo e Cidadania (Planejamento), Vânio Oliveira, comentou que a empresa contratada, por licitação, trabalhará no período da noite, para facilitar os serviços.

O que muda

Para o trânsito pesado (caminhões): quem vem de Rio Fortuna deve entrar obrigatoriamente à direita na rua Paulo André Gesser (a partir deste ponto não será possível que caminhões transitem na Avenida Felipe Schmidt). Em seguida vira à esquerda na Rua Nereu Ramos.

A Rua Nereu Ramos será mão única. Os caminhões devem virar obrigatoriamente à esquerda na Rua Raulino Horn e, em seguida, à direita na Avenida Felipe Schmidt.

Quem vem no sentido de São Ludgero deve obrigatoriamente virar à direita na Rua Luís Moreira (pouco antes do Zenon) e seguir pela Rua Jorge Lacerda, que será mão única até o seu final, na SC – 108, saída para Rio Fortuna.

Para o trânsito leve (carros e motos): a Avenida Felipe Schmidt continua com o trânsito normal (vai e volta).

Na Rua Nereu Ramos será mão única desde a Paulo André Gesser até a Rua Nívea Philippi. Já a Rua Nívea Philippi terá sentido único entre a Rua Nereu Ramos e a Avenida Felipe Schmidt.

A Rua Raulino Horn terá sentido único entre a Rua Nereu Ramos e a Rua Jorge Lacerda.

A Rua Getúlio Vargas terá sentido único entre a Rua Jorge Lacerda e a Rua Nereu Ramos.

Rua Jorge Lacerda terá sentido único desde a Rua Luís Moreira (pouco antes do Zenon) e seguir pela Rua Jorge Lacerda, que será mão única até o seu final, na SC – 108, saída para Rio Fortuna.

De acordo com o representante do DEL, Dhiego Motta, o município de Braço do Norte há alguns anos busca soluções para desafogar o fluxo intenso de veículos. A Capital do Vale é rota de escoamento de produção e nos últimos tempos tem se transformado em polo comercial na região. O fluxo de veículos pesados e a circulação constante de mais de 24 mil automóveis, é um dos principais entraves atuais.

Em busca de soluções para o impasse, a Câmara Técnica de Desenvolvimento Comercial e de Serviços do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) retomou um projeto antigo elaborado por um engenheiro de tráfego realizado durante a gestão do ex-prefeito Vânio Uliano. O projeto apresentava uma reestruturação maior na mobilidade urbana do município e previa um investimento de mais de R$ 3 milhões.

Os especialistas do DEL dividiram o projeto em etapas e sugeriram a implantação de um sistema trinário de trânsito otimizando a circulação de veículos, possibilitando a integração segura entre as vias que comporão o mesmo. “Os benefícios serão muitos. A ideia é diminuir os cruzamentos com avenidas em sentido único formando um ‘mini’ anel viário onde os caminhões não passarão pelo centro. Isso vai diminuir os acidentes e facilitar a rotina da população assim como ocorreu em Tubarão”, explica o coordenador da câmara técnica do DEL, Rodrigo Pagani Destro.

PM expõe dados sobre o trânsito

De acordo com o major Marco Aurélio Ramm, comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Braço do Norte, e com o comandante do PPT, 2º tenente Daniel Gonçalves da Silva Tomazelli, o município tem aproximadamente 33 mil habitantes e a frota registrada é de cerca de 24 mil veículos.

Em 2016, foram registrados 392 acidentes de trânsito com apenas danos materiais. Já em 2017 foram contabilizados 75 acidentes com vítimas. “Cerca de 40% dos boletins de ocorrências registrados em nossa guarnição são por acidentes de trânsito, que podem ser evitados com mais atenção e com um trânsito mais organizado”, finalizou o comandante.

Fonte: Suham Dellatorre - Assessoria de Imprensa 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter