Vigilância Sanitária de Criciúma fiscaliza venda de óculos de sol

Com objetivo de garantir a saúde dos moradores, profissionais da Vigilância Sanitária de Criciúma iniciaram nesta terça-feira, dia 3, um trabalho de fiscalização de estabelecimentos que comercializam óculos de sol. A medida atende a lei estadual nº 16.583, de 15 de janeiro de 2015, que dispõe sobre comercialização de produtos ópticos em Santa Catarina.

Conforme a fiscal da Vigilância Sanitária de Criciúma, Andréia Bertoncini Pereira, no decorrer do mês, serão realizadas visitas em estabelecimentos para verificar se os produtos ópticos comercializados estão de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Óculos escuros sem a proteção contra os raio UV podem causar efeitos nocivos aos moradores. Os nossos olhos possuem mecanismos naturais contra a luz, como contração da pupila e cerrar das pálpebras. Quando utilizamos os óculos de sol, os olhos relaxam e, consequentemente, absorvem os raios ultravioletas”, explica a fiscal.

O uso de óculos de sol sem proteção adequada pode causar doenças a longo prazo. “A pessoa pode desenvolver a catarata. Apenas em 2016, foram realizadas mais de 400 mil cirurgias de cataratas pelo SUS”, destaca Andréia.

A Vigilância Sanitária de Criciúma determinará um prazo para os estabelecimentos regularizarem os produtos ópticos comercializados. O órgão poderá emitir advertências e realizar apreensões de itens irregulares.

Fonte: Engeplus

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter