Ônibus lilás percorre municípios da AMREC

O ônibus lilás do programa Mulher Viver Sem Violência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação já começou seu roteiro nos municípios da 20ª Agência de Desenvolvimento Regional. Com objetivo de levar informação sobre a violência doméstica o equipamento já passou pelos municípios de Orleans e Lauro Muller.

O ônibus iniciou o roteiro na segunda-feira, 23, pela comunidade de Pindotiba, em Orleans onde os profissionais do CRAS, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, CREAS, Assistência Social e Habitação, Secretaria da Saúde e o NASF, da administração municipal repassaram orientações para a população, além de abordar o tema em debate com os alunos da localidade. No período da tarde, o ônibus visitou a comunidade de Brusque do Sul repetindo as ações.

Nesta terça-feira, 24, foi a vez do município de Lauro Muller receber o projeto. “Infelizmente nos dias de hoje o índice de violência doméstica ainda é muito alto. Estamos levando informação, sobretudo nas regiões mais isoladas, para que estas mulheres saibam que não estão sozinhas”, comentou a gerente de Políticas Sociais da ADR de Criciúma, Greice Carneiro Menezes Gaidzinski.

A coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, afirma que além de cumprir com o objetivo do ônibus é importante também que os municípios façam um levantamento e um acompanhamento das regiões que mais sofrem com estes índices criando alternativas para abordar o tema. 

“Na passagem do ônibus as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional. Temos muitos casos de violência contra a mulher, mas sabemos que a maioria ainda não tem coragem de divulgar o problema que enfrenta”, pontua a coordenadora.

O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher, um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e está percorrendo todos os municípios de Santa Catarina.  As vitimas da violência doméstica podem fazer a denúncia anônima através do contato 180 ou diretamente para a Policia Militar discando 190.

 

CRONOGRAMA

25/10

Município: Siderópolis

Bairro: Rio Jordão

Horário: 9hs às 16hs.

 

26/10

Município: Içara

Bairro: Boa Vista

Horário: 13hs.

 

27/10

Município: Içara

Bairro: Esplanada

Horário: 13hs.

 

30/10

Município: Forquilhinha

Bairro: Centro e Sanga do Café

Horário: Não defino

 

31/10

Município: Forquilhinha

Bairro: Santa Cruz e Nova York

Horário: Não defino

 

01/11

Município: Criciúma

Bairro: Capão Bonito

Horário: 8h30 às 12hs.

 

03/11

Município: Nova Veneza

Bairro: São Francisco

Horário: Não defino

 Fonte: Ascom SDR Criciúma

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter