Rota da Baleia-Franca recebe R$ 300 mil para projeto

Há 17 anos foi criada por decreto federal a Rota da Baleia-Franca. Uma Área de Proteção Ambiental (APA) com 156 mil hectares para proteção do local migratório reprodutivo da espécie, que passa pela região entre os meses de junho e novembro. As riquezas naturais protegidas pela APA incluem outras espécies de animais e vegetais nativos, incluindo as praias, áreas de restinga, dunas e sítios arqueológicos.

Para dar continuidade ao projeto de Desenvolvimento Territorial da Rota da Baleia-Franca, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, assinaram nesta semana o repasse de R$ 300 mil. “Não temos dúvidas de que esta é uma das regiões mais lindas de Santa Catarina e temos que nos organizar. 

Queremos oferecer ainda mais estrutura para receber turistas, movimentando a economia local, sempre com foco na sustentabilidade”, disse o vice-governador durante o evento, em Imbituba.

O objetivo é ampliar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios na região, que compreende os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. “É um suporte do governo do Estado para profissionalizar os serviços e o comércio local, elevando o turismo e trazendo mais renda e qualidade de vida para os moradores do Litoral Sul”, explica Chiodini. A perspectiva é de que as empresas participantes do projeto ampliem a receita em 5% já no primeiro ano.

O projeto
Desenvolvimento Territorial

O projeto Desenvolvimento Territorial da Rota da Baleia Franca é desenvolvido pelo Sebrae/SC desde 2015. Cerca de 200 microempreendedores individuais e microempresas foram atendidos no período, com capacitação nas áreas de gestão financeira, planejamento em marketing, recursos humanos e outras atividades, como seminários, capacitações e oficinas. Para 2018, estão previstas capacitações de gestão empresarial e consultoria especializada em turismo, com formação de governança, formatação de produtos específicos da baleia-franca, ecoturismo, política comercial e promoção da rota.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter