Agilidade e segurança na balsa entram em discussão

Encontrar soluções imediatas para proporcionar segurança e agilidade na travessia da balsa, na lagoa Santo Antônio, que liga o norte de Laguna ao sul e é o principal acesso ao Farol de Santa Marta pelo Centro histórico. Esse foi o objetivo da reunião realizada na prefeitura com diversos órgãos ligados ao transporte, como as polícias Ambiental e Militar, Marinha do Brasil, CDL, empresários, Flama e a empresa Laguna Navegações, entre outros. 

O prefeito sugeriu que medidas consideradas enérgicas sejam tomadas para coibir que outras situações desconfortáveis ocorram na travessia. Candemil solicitou ainda que a empresa Laguna Navegações disponibilize outras balsas, especialmente na alta temporada, para evitar o engarrafamento que ocorre todos os anos devido ao grande fluxo de turistas e visitantes no município.

Este ano há a possibilidade de aumentar ainda mais a trafegabilidade, por conta de a SC-100 oferecer aos condutores melhores condições e, especialmente, porque estará concluída a obra de pavimentação da entrada do Farol de Santa Marta.

De acordo com representante da Marinha do Brasil, é necessário manter a segurança dos passageiros e, principalmente, seguir todas as normas de segurança estabelecidas pela instituição.

Fiscalização e sinalização serão reforçadas
Os especialistas afirmaram que o ideal é que na embarcação de menor porte sejam transportados apenas um ônibus e 16 veículos. O correto é que a empresa responsável faça investimentos para a construção de pelo menos mais duas embarcações, uma de pequeno e outra de grande porte. A Guarda Municipal, em comum acordo com a Polícia Militar, tratará de providenciar a sinalização do local para minimizar as filas, tanto de um lado quanto do outro. Com isso, haverá um trabalho mais ostensivo para evitar conflitos de trânsito nos locais. A Fiscalização Municipal mencionou que todos os atos, positivos e especialmente negativos, refletem no poder público, o que na verdade seria de responsabilidade da Marinha do Brasil. O representante da empresa Sem Fronteiras mencionou o caso ocorrido no último sábado, quando um ônibus de grande porte não conseguiu entrar na balsa, provocando certo pânico nos passageiros, e também solicitou providências.

Laguna Navegações deve ampliar o número de balsas
Após ter ouvido todas as indagações, o representante da empresa Laguna Navegações reconheceu os problemas e garantiu que serão feitas as adequações necessárias. Ainda se justificou alegando que, de acordo com a maré, é que utilizam as embarcações, pequenas ou grandes. Garantiu também que uma nova balsa está sendo construída e que provavelmente atue nesta alta temporada. Segundo ele, a empresa funcionará com duas balsas pequenas e duas grandes, o que facilitará a travessia e diminuirá as filas nos dois sentidos. O prefeito Mauro Candemil reforçou sua solicitação e pediu empenho da empresa e de todos os presentes para que se encontrem as soluções necessárias para o bom andamento dos trabalhos. Com intuito de identificar as possíveis soluções, uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 12, às 14h.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter