Setor de endemias trabalha no combate ao mosquito Aedes aegypti (VÍDEO)

Com a chegada do verão, e claro, do calor, voltamos sempre ao mesmo assunto: o cuidado com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nessa época do ano, o clima mais quente e úmido, faz com que os ovos do mosquito se abram com mais facilidade e aumentem a proliferação do inseto. 

Segundo a agente de endemias, Cibele da Silva, o mosquito tem preferência por recipientes artificias. “Até um papel de bala que acumule água para ele pode ser um criadouro.”, onta.  A agente ainda alerta sobre locais que necessitam de atenção. “É importante olhar as calhas, que devido ao vento, entopem com folhas e acumulam água. Atrás de algumas geladeiras também há acúmulo de água, e às vezes nem lembramos”, descreve.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos primeiros meses de 2017, até o dia 15 de abril, o Brasil registrou 113.381 casos suspeitos de dengue, 43.010 de chikungunya e 7.911 de zika. Em Braço do Norte, nenhum caso foi constatado até o momento, no entanto, não diminui a importância das ações em combate ao mosquito. “Como o mosquito é caroneiro, ele pode vir de outros municípios. Então fica o alerta para a população, porque somos três agentes de endemias, e três para um município de cerca de 30 mil habitantes é pouco”, afirma Cibele.

Com base nisso, o setor de endemias realiza um trabalho de monitoramento de armadinhas em pontos estratégicos, ou seja, que já oferecem por si a água parada.  “A cada 200 metros temos uma armadilha instalada no município, a qual é visitada a cada sete dias. E também temos pontos estratégicos que são, por exemplo, borracharias e cemitérios, visitados quinzenalmente”, explica a agente de endemias.

Fonte: Meu SUL

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter