Casan inaugura estação de tratamento de esgoto (VÍDEO)

O pontapé inicial foi dado em 2004. Em 2014, através de um financiamento feito pela Agencia Francesa de Desenvolvimento, iniciaram as obras. E na tarde dessa segunda-feira, 27, foi inaugurada a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Braço do Norte.

De acordo com o presidente interino do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV), Ademir da Silva Matos, a ação compartilhada com a Casan foi realizada durante seu mandato. “Quando eu era prefeito fiz ação compartilhada com a Casan, que foi dada sequência com os outros prefeitos. Em 2013 assinamos os R$ 25 milhões para fazer os 35 km de rede e a Estação de Tratamento de Esgoto”, explica.

O ato foi realizado na Estação de Tratamento de Esgoto e proporciona ao município uma cobertura de 48% da sua população urbana com coleta e tratamento de esgoto. “É sem dúvida uma das obras mais importantes dos últimos anos a ser entregue aqui para a população de Braço do Norte. Vai melhorar a saúde do cidadão braçonortense e o meio ambiente da região”, relata o deputado estadual, José Milton Scheffer.

Até o momento foram investidos aproximadamente 23,5 milhões de reais na obra, que beneficia diretamente 10.263 habitantes em 2.351 ligações domiciliares instaladas. Segundo o prefeito, Roberto Kuerten Marcelino, o Beto, o poder público está investindo na saúde. “Os municípios que possuem rede de tratamento de esgoto são os considerados desenvolvidos. E por esse motivo Braço do Norte também está iniciando isso”, destaca Beto.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Braço do Norte contempla a rede coletora na Bacia C, tem extensão de pouco mais de 35 mil metros, além de mais de 2,5 mil metros em emissários terrestres. Também foram construídas duas Estações Elevatórias. A Estação é modelo compacta, com capacidade para tratar até 40 litros por segundo.

O investimento em Braço do Norte integra o Plano de Investimentos em desenvolvimento na Casan, que prevê 1,6 bilhão de reais aplicados apenas em esgotamento sanitário. A Casan está implantando Sistemas de Esgotamento Sanitário em 30 municípios. No início da década, Santa Catarina ocupava a 23ª colocação no ranking de saneamento e vai chegar ao final deste verão na 13ª posição. “Antes o estado detinha uma posição desconfortável na área de saneamento. Nos últimos anos, com o investimento da Casan e com financiamentos internacionais, buscamos sanar isso. Esperamos que até ano que vem estejamos entre os dez primeiros”, almeja o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.

Fonte: MeuSUL

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter