Santa Catarina é líder em doações de órgãos no país

Santa Catarina continua liderando o ranking no número de doações de órgãos para transplantes no país. O Estado consolidou um sistema de transplantes que é referência também internacional. Em Tubarão, este número também segue em constante evolução, segundo o Hospital Nossa Senhora da Conceição - que é credenciado para realizar o explante múltiplo de órgãos para doação.

Segundo levantamento da SC Transplantes, em outubro de 2017 Santa Catarina atingiu a marca de 39 doadores efetivos de órgãos por milhão de população (p.m.p), enquanto a média nacional foi de 16,5 doadores por milhão de população.

Até setembro de 2017, a SC Transplantes registrou 197 doações efetivas de órgão, 438 doações efetivas de tecido ocular e 938 transplantes de órgãos e tecidos em Santa Catarina.

Os investimentos em logística e em treinamentos das equipes dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores e abordagem junto às famílias, são os fatores determinantes para os resultados alcançados. Este ano foram capacitados cerca de 800 profissionais de hospitais públicos e particulares.


Captação de órgãos em tubarão segue em ritmo crescente

No Hospital Nossa Senhora da Conceição – que realiza o procedimento de explante de órgãos na região –, de acordo com o coordenador do CTI (Centro de Terapia Intensiva) do HNSC, Edvan Nunes dos Santos, no ano passado, em praticamente todos os meses, foram realizados estes procedimentos. “Em um mês, por exemplo, chegaram a ser feitos cinco explantes de múltiplos órgãos”, exemplifica. O HNSC é responsável pela identificação do doador, acolhimento, entrevistas com a família e preparação para o explante. A captação é realizada, então, pela equipe responsável no Estado para o procedimento. “Geralmente o paciente com morte encefálica é doador de múltiplos órgãos”, completa.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter