Braço do Norte é contemplado com o projeto pioneiro no Brasil

O município de Braço do Norte foi contemplado com o Projeto Gides – Jica: Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais. O Plano tem por objetivo reduzir os riscos de desastres geológicos através de medidas preventivas não estruturais.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, o presidente da Funbama, Raul Coan, o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Vânio Oliveira, e o responsável pela Defesa Civil de Braço do Norte, Vítor Mazur, estiveram na sede da Defesa Civil do Estado, em Florianópolis, nesta segunda-feira, 15, para conhecer a aplicação do projeto.

Beto comemorou o fato de Braço do Norte ter sido contemplada juntamente com o município de Santo Amaro da Imperatriz. “Este projeto é um acordo de Cooperação Técnica Internacional (CTI) entre os governos do Brasil e do Japão, e já foi realizado nas cidades de Blumenau, aqui em Santa Catarina, e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Fomos contemplados para que seja feita a gestão integrada de riscos de desastres, o que nos trará uma maior segurança, pois com os estudos realizados poderemos prevenir que desastres naturais assolem nosso município”, comentou.

Como funciona o projeto Gides

Iniciado em julho de 2013, o Projeto Gides é executado pelo Ministério das Cidades, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Cemaden, pelo Ministério da Integração - Cenad e pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, contando com a cooperação de especialistas japoneses do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo – MLIT, da Agência de Meteorologia do Japão e de outros órgãos de expertise na área, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA. A cooperação estrutura-se em ações técnicas periódicas (reuniões, workshops, treinamentos internacionais etc.) para aprofundar o entendimento sobre gestão integrada de risco.

Destacam-se como importante avanço o fortalecimento da coordenação horizontal entre os órgãos federais executores da cooperação e a articulação vertical com os governos municipais e estaduais no desenvolvimento de abordagens integradas de políticas de gestão de riscos.

Fonte: Suham Dellatorre/Ascom Prefeitura de Braço do Norte

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter