Bebê nasce dentro de carro na 101

Yasmin nasceu dentro de um carro, no acostamento da BR-101, próximo a Sangão. A família, que é de Sombrio, precisou viajar para buscar uma maternidade com atendimento pelo SUS, já que o Hospital Regional de Araranguá, cidade vizinha, está fechado há mais de 30 dias. O parto foi feito pela tia, Nilcéia Neves Silveira, no começo da manhã de domingo.

Yasmin, que nasceu com 49 centímetros e 3,7 kg, é a segunda filha de Najara Gonçalves e Rogério Neves Bernardo, a mais velha tem seis anos. De manhã cedo, quando as dores ficaram intensas, eles acionaram a irmã de Rogério, Nilcéia. No caminho para o Hospital São Donato, de Içara, o motorista errou o acesso e precisou avançar mais alguns quilômetros pela rodovia federal. Foi no retorno que Najara pediu para parar o carro, pois Yasmin ia nascer.

“Ligamos para a ambulância, que levou mais de 40 minutos para chegar lá, e quando chegaram a menina já estava no colo dela”, contou a tia.

Sombrio tem hospital, porém os atendimentos pelo SUS são somente para urgência e emergência, a maternidade é particular. A primeira opção seria Araranguá, distante 30 quilômetros, mas o hospital está fechado desde o dia 9 de dezembro. Até Içara, a família precisou viajar quase 70 quilômetros, mas a bebê não quis esperar. Mãe e filha foram levadas ao São Donato, e terão alta hoje.

“Sobrou para a tia fazer, mas foi tudo bem tranquilo. A menina veio bem saudável, o parto foi tranquilo, não teve nada que poderia dar errado. Foi mais o susto, por falta de experiência. A gente queria um hospital inteiro naquele momento, mas longe de tudo, longe de casa, sobrou para nós”, relembra Nilcéia.

Fonte: Diário do Sul
Foto: Silas Júnior/NSC TV Criciúma

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter