Mortes por afogamento nas praias de SC caem pela metade

Um levantamento estatístico realizado pelo Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar aponta uma redução considerável no número de mortes por afogamentos nas praias de Santa Catarina.

Nesta temporada, foram 11 óbitos, já na Operação Veraneio passada, 23 mortes. O que representa uma redução de 51% nas mortes por afogamentos no litoral catarinense. Os dados são do sistema E-193, Módulo Praia, do Corpo de Bombeiros Militar.

Há poucos dias de deixar o Comando-Geral da instituição, o coronel BM Onir Mocellin, que acompanha de perto o andamento das atividades nas praias, avalia a Operação Veraneio 2017/2018. Ele destaca que, dos 11 óbitos registrados neste ano, um aconteceu em área guarnecida por postos de Guarda-Vidas. Ano passado, foram três. “Como acontece em todos os anos, a segurança nas praias acontece pela presença atenta dos Guarda-Vidas Civis, que são treinados e atuam voluntariamente na proteção e salvamento de turistas e catarinenses,” disse.

Com relação ao número de pessoas que chegaram a se afogar no mar, mas foram reanimadas pelos Bombeiros ou Guarda-Vidas Civis, foram 85 casos nesta temporada e 120 na temporada passada. O número de pessoas salvas pelos Guarda-Vidas por terem sido arrastadas por correntes de retorno foi de 2.433, nesta temporada, enquanto na anterior, foram 3.700.

Outra boa notícia desta temporada foi um decreto publicado em dezembro do ano passado, que garantiu seguro de vida e auxílio-saúde aos Guarda-Vidas que se acidentassem na execução de suas atividades nas praias. “Essa conquista também fez com que os próprios Guarda-Vidas se sentissem mais motivados e que passassem a atuar de maneira mais focada na prevenção”, disse coronel Mocellin.

Colaboração: ASCOM/CORPO DE BOMBEIROS

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter