Gemüse Fest: Comissão Organizadora divulga programação prévia

A Comissão Organizadora da 16ª Gemüse Fest divulgou a programação prévia do evento, que neste ano ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio. A Gemüse Fest é a principal festa tradicional de Santa Rosa de Lima, com destaques para a cultura da imigração germânica na região das Encostas da Serra Geral.

Diferente de edições anteriores, quando iniciava numa sexta-feira à noite e seguia no sábado e no domingo, a festa desta ano ocorrerá sábado e domingo (5 e 6 de maio). Entretanto, a programação reforçará o aspecto da valorização da história e da cultura da cidade.

Um dos destaques será a realização do Encontro Regional da Terceira Idade, que contará com a participação de vários grupos de idosos de municípios vizinhos. Além de apresentações culturais, bailes típicos, gastronomia, feira de produtos coloniais e o tradicional desfile cultural de resgate histórico do município.

A programação ainda poderá sofrer alterações. “Já na primeira reunião de organização, optamos por realizarmos dois dias de festa, por conta de uma série de dificuldades que estamos encontrando em conseguir recursos do Governo do Estado ou do Governo Federal para realizarmos a festa. E um dos motivos para isso é de que a prestação de contas das duas festas anteriores (2014 e 2016) não foram aprovadas pelo Estado”, explica o Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Sebastião Vanderlinde, e membro da coordenação geral da organização da Gemüse Fest.

Prestação de Contas

Segundo o secretário, a equipe técnica do Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, ao analisar as prestações de contas das festas de 2014 e 2016, constatou irregularidades.  “O município recebeu recursos do Governo do Estado para realizar os eventos. Após as festas, a prefeitura, à época, prestou contas, as quais foram consideradas irregulares e não foram aprovadas. Por conta disso, a prefeitura terá que devolver o dinheiro recebido da Secretaria, e o município não poderá acessar novo recurso para festa deste ano”, afirma Vanderlinde. “Somente da festa de 2016, terão que ser devolvidos R$ 41 mil, devidamente corrigidos. Já a festa de 2014, estamos no aguardo da manifestação final da Secretaria de Turismo, mas, o valor em questão é de mais de R$ 73 mil reais, que também em caso de devolução, serão corrigidos”, conclui.

Programação Prévia

Sábado - dia 5

10 horas - Abertura Oficial da Festa e Sangria do Primeiro Barril de Chope

10h30min - Abertura da Feira de Produtos Coloniais

11 horas - Encontro Regional da Terceira Idade

12 horas - Almoço típico colonial com o tradicional gemüse

14 horas - Apresentações culturais

15 horas - Baile

20 horas - Noite Gastronômica, com apresentação da Banda Municipal de Santa Rosa de Lima

22 horas - Baile com a banda Cavalinho e eliminatórias do Concurso de Chope em Metro

Domingo - dia 6

9h30min - Desfile de Resgate Histórico da Colonização Alemã

10 horas - Reabertura da Feira de Produtos Coloniais

11h30 - Almoço típico colonial com tradicional gemüse

14 horas - Tarde Cultural com apresentações dos grupos de dança alemã

16 horas - Baile com Banda Humanação

17 horas - Finais do Chope em Metro e do Chope de Resistência

19 horas – Encerramento

Colaboração: ASCOM/SRL

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter