Epagri promove I Seminário Regional de Gado de Corte

Com um comércio aquecido e em expansão para a pecuária de corte, a Epagri Regional Criciúma tem explorado com seus produtores, cada vez mais, a carne de qualidade, um novo nicho de mercado com alta demandada do consumidor. Pensando nisso, a Epagri e Associação dos Criadores de Gado de Corte do Sul Catarinense (ACBCSC) promovem o I Seminário Regional de Gado de Corte. O evento está inserido na programação da AGROPONTE e acontece no dia 18 de agosto, no auditório da AMREC, às 13 horas.

De acordo com o médico veterinário da Epagri Criciúma e Coordenador Regional de Pecuária, Marcelo Pedroso, a pecuária de corte ocupa um lugar de destaque cada vez maior no cenário da agropecuária catarinense e aqui no Sul não é diferente. “A remuneração da Bovinocultura de Corte está muito interessante para o produtor, por conta do aumento da demanda por carne no mercado, principalmente a carne com qualidade diferenciada. Os produtores estão entusiasmados e isso tem atraído novos interessados, como a migração de algumas propriedades do gado de leite para o gado de corte, além de outras atividades agropecuárias”, explica Pedroso.

O encontro tem como objetivo incentivar o produtor a trabalhar com uma carne de qualidade, com preço diferenciado e assim, atender a demanda do mercado consumidor e agregar valor e renda na sua produção. O Projeto Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte mostra avanços significativos nos índices produtivos, no Sul, o projeto acompanha mais de 600 propriedades com aproximadamente 7 mil hectares de pastagens melhoradas. “Isso se deve a aplicação de diversos conhecimentos adaptando e incorporando o uso de tecnologias como implantação e manejo de pastagens, suplementação, manejo produtivo do rebanho, raças adaptadas e seus cruzamentos, a fim de obter melhores terneiros e consequentemente a carne de qualidade”, comenta.

A programação conta com as palestras “Como transformar o pasto em lucro”, “Pecuária de corte em Santa Catarina: Cenários para inovação e rentabilidade”, e o andamento sobre o programa Carne de Qualidade, inserido pela Epagri na Região Sul em 2015. “Vamos fazer um apanhado geral na contextualização do programa, ações em andamento, apresentação da associação e adesão de novos associados”, afirma.

A ACBCSC, fundada em 2015 com o apoio da Epagri iniciou com 25 associados e já conta com 30 produtores das regiões da AMREC, AMESC e AMUREL. Segundo o médico veterinário, a associação ainda está na fase de estruturação das propriedades e acredita que em dois anos já poderá atender o consumidor final.  Os interessados no seminário poderão fazer sua inscrição no dia a partir das 13 horas. 

Fonte: SDR de Criciúma

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter