Pescadores de Laguna capturam cerca de 1 tonelada de tainha nos primeiros dias de safra

Pescadores de Laguna, capturaram cerca de uma tonelada de tainha nesses primeiros dias de safra. Os que usam barco a motor conseguiram na Justiça uma liminar para começar a pesca em 1º de maio. Eles estão otimistas com a temporada.

Quase 3 mil toneladas de tainha devem cair nas redes nesta safra. Pescadores artesanais e os com barco a motor, estes por causa da decisão judicial, já começaram a pesca em 1º de maio.

"Eles entraram com a liminar porque geralmente os cardumes neste período do ano já estão passando na nossa costa. E se vão pescar a partir do dia 15, o peixe já foi embora e eles ficam só na espera", explicou o presidente da Colônia de Pescadores em Balneário Rincão, João Picolo.

Agora só falta o clima ajudar. A tainha costuma se aproximar da costa quando faz frio. "Com o tempo muito frio lá fora, ele procura a água mais quente no seco. Aí estão passando na beirada, nós só podemos ir até 1,5 mil metros. A gente captura o bicho", disse o pescador Renê Feliciano Cardoso.

Temporada

Até o final da safra, a pesca fica livre para os pescadores de praia e os que usam barco a remo. Os barcos a motor que usam a rede de emalhe estão autorizados a partir do dia 15 deste mês. Já as embarcações maiores, as chamadas traineiras, saem para captura em alto mar em 1º de junho.

A expectativa é boa. "A gente está otimista que vai dar um peixinho bom porque a safra é quase que nem a lavoura: um ano bom, um ano ruim. Então ano passado, como deram poucas tainhas na nossa região, este ano a gente está otimista que vai dar um peixinho bom", disse o pescador Rogério Feliciano Cardoso.

Fonte: G1

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter