Filhote de boto morre e mãe se mantém junto ao corpo em Laguna

Um filhote de boto foi avistado sem vida na manhã desta segunda-feira em Laguna. O que chamou a atenção dos pescadores é que a mãe dele não quer se afastar do corpo, o que os especialistas chamam de comportamento epimelético. Cada vez que alguém tenta se aproximar, a fêmea se afasta, na tentativa de esconder o filhote.

Segundo o biólogo e professor da Udesc Pedro Volkmer de Castilho, que coordena o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), esse é o 15º animal encontrado morto este ano na região, o nono da população residente de Laguna. Os golfinhos são da espécie Tursiops truncatus, também conhecidos como boto-pescador. No sábado de manhã, outro boto foi encontrado morto na Praia do Mar Grosso, também em Laguna.

Esse filhote era um dos seis nascimentos registrados no complexo lagunar este ano, e a causa da morte só será confirmada após necropsia. O comportamento da mãe, de ficar ao lado do animal depois da morte, é uma espécie de luto que ocorre na espécie, explica o biólogo.

“O projeto de monitoramento de praias foi acionado sobre um boto boiando na área de travessia da Balsa de Laguna, a equipe foi até o local e depois de várias buscas encontrou mãe e filhote juntos. Toda vez que alguma embarcação se aproxima, ela empurra o filhote para o fundo e reaparece tempos depois em outro lugar” explica.

A equipe de biólogos deve tentar uma nova aproximação na tarde desta segunda-feira, em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA). Conforme a resposta comportamental da fêmea, mãe e filhote serão deixados sozinhos, sem a interferência dos especialistas.

Fonte: Sul in Foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter