Educação é tema de palestra promovida por cooperativas da região

“Criatividade e Inovação na Educação”. Este foi o tema da palestra ministrada pelo professor Max Haetinger na noite de quinta-feira, 18, no salão paroquial de Braço do Norte. O evento, promovido pelas cooperativas Cerbranorte, Cooperzém, Cergral e Sicoob Credivale, e que é parte do programa Cooperjovem, contou com a participação de aproximadamente 300 educadores da região.

De acordo com a coordenadora do Cooperjovem na Cergral, Cristielli dos Santos Martins, a palestra possibilitou aos profissionais das escolas uma visão das suas ações.  Cristielli afirmou ainda que momentos de integração como este são fundamentais para a troca de experiências e também para o fortalecimento do Programa. A Cergral implantou o programa este ano e tem como parceira a Escola Professora Naíde Guedert Teixeira.

Simone Schlickmann, coordenadora do programa no Centro Educacional Professor Henrique Buss, de São Ludgero, também participou da palestra, e afirma que o evento motivou os professores da instituição. “Os assuntos abordados são parte do nosso cotidiano, o que foi muito bom. Os profissionais da escola que participaram voltaram motivados, com outra visão sobre as coisas, com as mentes mais abertas”.

A professora Nívia Ricken Turazzi, que coordena o Cooperjovem na Escola Municipal Professor José Boeing, de Rio Fortuna, destacou a importância de iniciativas como esta por parte das cooperativas. “É muito importante para nós, profissionais da educação, contar com palestras como esta, que nos motivam ainda mais a dar continuidade ao bom trabalho. A palestra foi magnífica. Sem dúvida, uma grande ação por parte das cooperativas”.

“A educação deve ser olhada com atenção, pois é um dos meios onde formamos cidadãos preocupados com o outro e não somente consigo mesmo. A educação cooperativista traz esta concepção”, afirmou o presidente da Cooperzém, Blasius Frascisco Lehmkuhl, ao falar sobre a educação aliada ao cooperativismo.

O presidente do Sicoob Credivale, Ivoni Buss, também ressaltou a importância do programa. “Precisamos, cada vez mais, auxiliar neste processo de formação das crianças e jovens. Neste sentido, o Cooperjovem pode ser uma alternativa diferente, através de práticas cooperativas”.

Segundo o presidente da Cerbranorte, Antonio José da Silva, é um prazer para a cooperativa poder proporcionar momentos de reflexão e conhecimento aos educadores. “Se a gente quer um futuro melhor, precisamos educar com qualidade nossas crianças. Para isso é importante ações como essa, que ajudam os professores a pensar diferente, agir diferente. É muito bom saber que estamos contribuindo para isso”.

O palestrante

Max Haetinger é mestre em educação. Desenvolveu pesquisas e apresentou trabalhos em congressos sobre temas ligados à criatividade, informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. É diretor do Instituto Criar, diretor de teatro, cinema e televisão,  e autor de vários livros, entre eles, “Universo Criativo da Criança na Educação”.

O professor é ainda consultor da Microsoft Educação e desenvolve trabalhos junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Sebrae, entre outras instituições.

O Cooperjovem

O Programa Cooperjovem foi instituído no âmbito nacional após o lançamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96, e implantado pelas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com as secretarias de educação, cooperativas e escolas.

O programa tem como objetivo divulgar e difundir os princípios e a filosofia do cooperativismo. O Sistema Cooperativista Brasileiro, com base em seus princípios sociais, procura desenvolver e implementar uma proposta de educação, conforme métodos que incentivam a relação ensino-aprendizagem, construída a partir de valores cooperativistas, como justiça social, solidariedade, participação, liberdade, igualdade, equidade e autonomia, destinado aos educadores e alunos das escolas e cooperativas educacionais, nos níveis fundamental e médio. Além disso, o Cooperjovem visa colaborar com o trabalho das escolas na preparação dos jovens na formação do senso crítico, melhorando a sua participação efetiva na sociedade.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Cerbranorte/Meu SUL

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