Vereador sugere auditoria na Unisul

A crise financeira da Unisul foi novamente colocada em pauta na sessão de retorno aos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Tubarão, na última segunda-feira. O vereador Alexandre Moraes apresentou dois requerimentos à mesa diretora a respeito do assunto. 

Um requerimento, aceito por unanimidade, diz respeito à contratação de auditoria contábil independente para que se apure a situação financeira da universidade. Além disso, Alexandre também apresentou um requerimento para que o presidente da Fundação Unisul, Sebastião Salésio Heerdt, seja convidado pela Casa para comparecer em uma sessão, com o objetivo de apresentar a situação da instituição, além das medidas que estão sendo tomadas e o modelo jurídico e de negociação que está sendo utilizado com as empresas que poderão firmar parceria com a universidade. “Queremos que tudo fique transparente, para que todos possam ter acesso às informações sobre o desenrolar da situação econômica da Unisul”, diz.

Em 2017, um grupo de estudos, comandado por Alexandre, foi formado justamente para apresentar posteriormente à comunidade a real situação da universidade. Porém, até hoje os resultados não saíram, e nem foram divulgados.

De acordo com o vereador, o que houve é que dois outros vereadores ingressaram na Justiça para que fosse formada uma comissão para o assunto, e não apenas um grupo de estudos. A Justiça, então, determinou a extinção do grupo, que não conseguiu, segundo Alexandre, finalizar os trabalhos. “Não conseguimos neste tempo levantar informações suficientes para concluir o trabalho e divulgá-lo. Então, parou por ali. O único fato concreto que o grupo conseguiu foi a elaboração da lei de transparência, que estabelece que a Unisul divulgue em seu site todas as informações contábeis de interesse público”, conta.


Negociações seguem avançadas

Nesta semana surgiram conversas de que a Unisul já havia fechado parceria com uma empresa para gerir a universidade. A instituição, no entanto, nega qualquer conclusão nas negociações. De acordo com a assessoria de Comunicação, o que há ainda são negociações, que estão em estágio avançado, mas com várias empresas, e que nada foi fechado até o momento. “Há, sim, empresas interessadas, afinal de contas a Unisul é reconhecida até no exterior, mas nada foi decidido ainda. As conversas estão avançadas, e, tão logo algo fique decidido, será amplamente divulgado”, destaca.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter