Laguna: área aquática dos botos será fiscalizada

A Guarda Municipal será incluída no patrulhamento e fiscalização da área aquática de abrangência dos botos pescadores, na lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. A decisão partiu de reunião entre prefeitura, representada pelos gestores da secretaria de Pesca e Agricultura, procuradoria, administração, Guarda Municipal e Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), além do comandante da Polícia Ambiental, Omar Marotto.

De acordo com a legislação municipal, a Guarda Municipal tem atribuição e competência para realizar o monitoramento aquático, com o poder de polícia, pelo fato de o boto ser considerado, por lei, um patrimônio natural do município.

O número de mortes de botos alarmou os pesquisadores, a população e os gestores públicos. Em 2018, foram dez mortes. Destas, quatro por emalhe em rede de pesca.

Segundo Marotto, desde 2016 só aumentou a quantidade de botos mortos. “Sabemos que, das dez mortes do ano passado, quatro foram por redes. Mas, e o restante? Eles podem estar desorientados por outros motivos, e não conseguem mais detectar as redes. Acredito que temos que estudar também a qualidade da água, pois pode ser a poluição. Além disso, também aumentar a fiscalização de embarcações e pescadores”, ressaltou o comandante.

Para realizar um convênio entre a Guarda Municipal e a Polícia Ambiental, viabilizando a atuação dos dois órgãos em conjunto na fiscalização aquática, a prefeitura realizará um estudo de viabilidade para contratar novos guardas municipais, através de concurso público.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter