Um canal de uma usina hidrelétrica particular rompeu no sábado (23) e atingiu uma casa e benfeitorias em uma comunidade do interior de Taió, no Vale do Itajaí. Não houve feridos, segundo a Defesa Civil Estadual. Neste domingo (24), a Defesa Civil municipal fará nova vistoria no local.
O rompimento foi registrado por volta das 11h na localidade de Passo Manso, comunidade de Ribeirão das Pedras. O Corpo de Bombeiros de Rio do Sul e Defesa Civil fizeram o atendimento aos moradores.
De acordo com a prefeitura, um dos moradores ouviu o estouro causado pelo rompimento da parede do canal e avisou os outros quatro residentes. A casa inundou por cerca de 1,5 metros. A água baixou em 30 minutos após o ocorrido.
A Defesa Civil estadual informou que o canal de concreto que faz o desvio de parte da água do Rio Itajaí do Oeste para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rudolf Heidrich rompeu, com isso, a água invadiu a propriedade causando danos.
O canal tem cerca de 4 km de extensão e estava operando com 100% da capacidade de inundação quando houve o rompimento, de acordo com a prefeitura.
A empresa Heidrich & Heidrich Ltda disse por nota que vai dar assistência e que contratou especialistas pra identificar o que provocou o rompimento.
Os moradores contabilizaram, entre os prejuízos, maquinário, trator, um automóvel, uma motocicleta, móveis e eletrodomésticos. Aves morreram e alimentos para os humanos e animais foram perdidos.
A Defesa Civil disse que vai comunicar o rompimento à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão responsável pela fiscalização de estruturas de produção de energia. De acordo com a prefeitura, o canal era acompanhado desde outubro de 2018.
Fonte: G1