Associação atende autistas em Tubarão

A Associação dos Amigos dos Autistas – Ama Sul já está em funcionamento em Tubarão. O local presta avaliação e atendimento terapêutico baseado em análise aplicada do comportamento (Aba) para crianças com suspeita e diagnóstico de autismo, além de prestar orientações e suporte às famílias. Também será implantado no próximo mês o Clube do Lego, para trabalhar habilidades sociais em pequenos grupos.

“Os atendimentos individuais são voltados a crianças de até sete anos, ou maiores, com quadro moderado ou severo. Já o Clube do Lego é voltado às crianças maiores de sete anos, com quadro de autismo leve, habilidades de comunicação e imitação”, explica a presidente da associação, Manoela Pereira.

Entre os tratamentos que serão oferecidos está a terapia Aba, de análise comportamental aplicada, bastante conhecida nos Estados Unidos e no Reino Unido. “Estudos comprovam que a terapia Aba quebra habilidades e comportamentos em pequenas etapas, recompensando o sucesso em cada uma. Também é comprovado que crianças que passam mais horas por semana ou mais meses em terapia aprendem mais habilidades que aquelas que fazem menos sessões”, pontua Manoela.

A Ama Sul não possui fins lucrativos, e atualmente conta com a contribuição das famílias para seu funcionamento. Os atendimentos são no período da manhã, de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia. Agora, a associação precisa de recursos para ter uma profissional remunerada e pagar o aluguel da casa – já que hoje atua com voluntárias. As pessoas também podem fazer doação de brinquedos e kits de lego.

Um grupo de 26 famílias de Tubarão e região já está cadastrado para participar dos atendimentos. “Uma lista de espera já está sendo montada. Todo o trabalho será feito com voluntários, mas precisaremos cobrar uma taxa. Cada família vai pagar um valor – de acordo com a situação socioeconômica –, que será usado na manutenção do espaço e no pagamento de contas, como água e luz”, conta a psicóloga.

Manoela explica que os interessados em se cadastrar na fila de espera deverão se dirigir à associação, localizada na rua Coronel Cabral, nº 398, atrás do Art Hotel, ou entrar em contato pelo telefone (48) 99125-8205.

 

Origem da Ama Sul

A ideia de criar a Ama Sul partiu de Manoela, que é psicóloga e mãe de trigêmeos. As crianças têm três anos de idade e foram diagnosticadas, no ano passado, com autismo. “Foi um momento muito difícil, de negação e luto. E, naquele momento, não encontrei o suporte que suprisse as nossas necessidades. Comecei a conversar com mães que estão na mesma situação, e vi que criar a Ama podia melhorar a vida da minha família e de outras aqui da região”, explica Manoela.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter