Movimento Setembro Amarelo inicia hoje

Setembro chega hoje e com ele uma corrente de incentivo à vida. Trata-se do mês internacional da prevenção ao suicídio, que tem como marca a cor amarela, e conta com diferentes atividades, entre elas uma inauguração em Braço do Norte. A cidade abre hoje as portas do Centro de Valorização da Vida (CVV).

O CVV, de acordo com o facilitador do projeto em Braço do Norte, o psiquiatra Rodrigo Rosa Silveira, será destinado ao público que precisa desabafar. “É preciso que as pessoas falem sobre o que estão sentindo. Externar os sentimentos. E no CVV o espaço contará com profissionais voluntários que estão prontos para este atendimento”, informa o psiquiatra.

O Setembro Amarelo, como é intitulada a campanha de prevenção ao suicídio, quer alertar que qualquer um de nós pode estender uma mão para salvar uma vida. “Vem mostrar que esse assunto tem que deixar de ser um tabu e que devemos falar disso abertamente, para que possamos trabalhar na prevenção, evitando futuros atos de desespero”, informa Rodrigo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Os dados são alarmantes e, segundo um relatório do Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio, ou seja, por dia 32 vidas são perdidas. O Brasil aparece no ranking dos dez países com maior número de suicídios no mundo. O CVV em Braço do Norte será aberto hoje, a partir das 10h. O espaço está situado anexo ao prédio do Samu.

O Setembro Amarelo foi instituído em 2014 e o movimento ocorre durante todo o mês de setembro em todo o mundo. Há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Foto: Divulgação

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter